Saiba quais são as diferenças entre a asma e bronquite e como saber identificar.
| |

Asma e bronquite: Quais as diferenças e como identificar?

Quando o assunto é doenças respiratórias que afetam pessoas de todas as idades, as mais comuns são a asma e bronquite. Contudo, ao contrário do que se pensa, apesar de terem sintomas parecidos, são condições com causas diferentes.

Por isso, é muito importante entender a diferença entre asma e bronquite para buscar o tratamento adequado.

Veja no conteúdo desta matéria quais são as diferenças entre as duas doenças, como identificar e quais as opções de tratamento para cada uma delas. Sendo assim, leia o conteúdo até o final e saiba mais!

+ Para mais informações, acesse também: Tipos de asma – Quais são e quais cuidados tomar?

O que é asma?

Segundo definição do Ministério da Saúde, a asma é uma doença respiratória que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios. A condição ocorre por diferentes fatores ambientais, como por exemplo, quadros alérgicos, infecciosos e outros.

Apesar de bastante comum, a asma possui sua origem incerta, mas muitos associam a ligação da doença com fatores genéticos.

A asma é uma condição caracterizada pela inflamação dos brônquios, causando a falta de ar.
A asma é uma condição caracterizada pela inflamação dos brônquios, causando a falta de ar.

Além disso, estima-se que a asma atinge, aproximadamente, 262 milhões de pessoas em todo mundo, sendo mais comum em crianças. O controle da condição pode ser feito com a orientação médica e uso de medicamentos específicos para asma. Alguns dos sintomas específicos da asma são:

  • Chiado;
  • Tosse seca;
  • Respiração rápida;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Dificuldade para encher os pulmões de ar.


O que é bronquite?

Especialistas definem a bronquite como um processo inflamatório da mucosa dos brônquios, que se desenvolve por um agente infeccioso. Contudo, diferente da asma, seus sintomas não pioram diante de agentes alérgicos.

A bronquite causa um processo inflamatório na mucosa e seus sintomas comuns são a tosse e secreção espessa.
A bronquite causa um processo inflamatório na mucosa e seus sintomas comuns são a tosse e secreção espessa.

Os tratamentos costumam incluir remédios para acalmar a tosse, que pode durar semanas. Em alguns casos, inclusive, o paciente pode precisar de oxigênio para respirar. Os sintomas relacionados à bronquite são:

  • Tosse carregada;
  • Muco espesso;
  • Dores de cabeça;
  • Cansaço contínuo;
  • Mal-estar (sem febre).

Asma e bronquite – Quais as semelhanças?

Com certeza em algum momento você já ouviu falar as expressões “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica” se referindo a asma. Apesar dos termos ajudarem a confundir as duas doenças, eles também indicam como são parecidas.

Primeiramente, as duas condições provocam inflamações nos brônquios e bronquíolos. Essas inflamações diminuem o espaço para circulação do ar, resultando em dificuldades para respirar.

Na asma, o sintoma pode ser temporário e revertido de forma rápida pelo uso da bombinha. Contudo, na bronquite crônica, a diminuição do calibre das vias aéreas é permanente e vai se agravando com os anos.

+ Para saber mais sobre o assunto, leia também: Diagnóstico dos sintomas de asma – Como saber se tenho asma?

Qual a diferença entre a asma e bronquite?

A principal diferença entre asma e bronquite são as suas causas. Enquanto a asma se desenvolve por um processo alérgico, a bronquite surge de quadros de infecção provocada por vírus ou bactérias.

Ambos os processos causam inflamações nas vias aéreas inferiores – brônquios e bronquíolos.

No caso de asmáticos, os bronquíolos são sensíveis a determinados agentes alérgicos. Após ser exposto e inalar esses agentes, o paciente sofre com crises de falta de ar e respiração rápida, acompanhadas por chiado no peito e tosse seca.

Apesar de bastante incômoda, o controle da crise de asma pode ser feito com uso de bombinhas, que contém medicamentos broncodilatadores.

A asma e bronquite são condições similares, mas necessitam de tratamentos diferentes.
A asma e bronquite são condições similares, mas necessitam de tratamentos diferentes.

Contudo, pacientes que sofrem com a bronquite apresentam tosse persistente com expectoração, além da sensação de aperto no peito e mal-estar.

Dependendo do tipo de bronquite (aguda ou crônica), as crises podem durar dias, semanas ou até meses. Ou seja, os sintomas demoram mais para desaparecer em quadros de bronquite do que de asma.

Porém, a asma é sempre uma doença crônica, com crises que vêm e voltam, enquanto a bronquite aguda se cura de forma espontânea depois de algumas semanas.



Como identificar?

Sempre que houver a suspeita de algum problema respiratório, sela ela asma ou bronquite, recomenda-se buscar um pneumologista para realizar exames, como raio-X do tórax, exame de sangue ou espirometria, para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Como é feito o tratamento?

Como falamos anteriormente, o tipo de tratamento é determinado após avaliação médica e determinação do tipo e da gravidade da condição.

Contudo, tanto a asma quanto a bronquite não possuem cura, no caso elas são controláveis. Sendo assim, algumas medidas e cuidados ao longo do dia ajudam a evitar as crises das duas condições. Veja a seguir o que pode ser feito:

  • Mantenha os ambientes sempre limpos e livres de poeira;
  • Evite usar perfumes ou produtos de limpeza com cheiros fortes; 
  • Remova tapetes, bichos de pelúcia e cortinas e tudo que não seja necessário e pode acumular ácaros e poeira.

Além disso, em alguns casos, médicos podem receitar o uso de medicações como corticoides inalatórios, broncodilatadores e bombinhas. Por isso, é importante sempre realizar um acompanhamento médico para evitar que quadros graves se desenvolva.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Veja 3  receitas para eliminar catarro
Veja 3 receitas para eliminar catarro
5 doenças comuns do tempo frio.
5 doenças comuns do tempo frio.
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Posts Similares