Mulher sentada na bancada da cozinha tomando remédio para tratamento da imunidade.
| |

Aumentar imunidade: Veja 7 dicas naturais para sua saúde!

A prevenção de doenças é feita a partir do tratamento para aumentar imunidade, que requer cuidados ainda maiores durante o tempo frio. Por isso, é muito importante saber qual quais são as opções de remédio para imunidade disponíveis, e assim, manter a saúde sempre em dia.

Esse cuidado pode ser feito através de uma boa alimentação e bons hábitos ao longo do dia a dia, como praticar atividades físicas, ter boas noites de sono, evitar momentos de estresse, entre outros. Contudo, nem sempre isso basta, sendo necessário entrar com algum tipo de tratamento.

Por isso, é muito importante ter conhecimento sobre quais são as opções de tratamento para aumentar imunidade, principalmente dicas naturais que melhorem as defesas do corpo. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!

+ Para saber mais sobre Imunidade, leia também: Veja 10 Dicas para melhorar sua imunidade no inverno

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é um complexo conjunto de células que têm a função de garantir a defesa do corpo, mantendo-o saudável e protegido contra doenças e infecções, causados pela ação de bactérias, vírus e parasitas.

Além disso, o sistema imune também é responsável por fazer uma limpeza do organismo. Essa função inclui a identificação de estruturas estranhas ao corpo, a remoção de mutações malignas nos tecidos e a eliminação de células mortas.



Como saber que a imunidade está baixa?

São diversos os fatores que podem influenciar na integridade da nossa imunidade. Por isso, é fundamental sempre observar a presença de alguns dos sintomas da imunidade baixa ao longo do dia a dia. Veja a seguir quais são os principais sintomas:

  • Cansaço em excesso;
  • Infecções frequentes;
  • Febre e calafrios;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Queda de cabelo e unhas enfraquecidas;
  • Manchas brancas ou vermelhas pelo corpo;
  • Gripes e resfriados recorrentes e que demoram a passar.

Como manter o sistema imunológico forte?

Para melhorar a imunidade é importante que a pessoa mude os hábitos de vida, incluindo a atividade física e melhorando a alimentação, dando preferência a alimentos que estimulam o bom funcionamento do sistema imunológico.

Além disso, na presença de sintomas, caso a pessoa apresente doenças ou fatores de risco que enfraqueçam as defesa do organismo, é importante consultar um profissional para que o diagnóstico e tratamento da baixa imunidade seja feito.

Sendo assim, confira abaixo algumas dicas de cuidados que devem ser inseridos em sua rotina.

• Tenha uma alimentação balanceada e saudável

O consumo de alimentos com alto poder nutritivo é excelente para a prevenção de muitas doenças. Os nutrientes têm a capacidade de remover as impurezas e fortificar as estruturas musculares, ósseas e os órgãos.

Uma boa alimentação contribui para a saúde e bem-estar, além de ser um ótimo remédio para imunidade.

Portanto, opte inclua em suas refeições os seguintes alimentos:

  • Vegetais, frutas, verduras e legumes;
  • Carnes, ovos, leite, leguminosas;
  • Mandioca, milho, batata-doce;
  • Gorduras saudáveis, como por exemplo, azeite de oliva, óleo de coco, abacate e oleaginosas.

• Descanse e durma bem para aumentar imunidade

Ter uma boa noite de sono é fundamental para recuperar as energias. É durante o período de descanso que o corpo regula as suas funções e trabalha para manter o sistema imunológico funcionando corretamente.

Portanto, quando dormimos pouco ocorre a desregulação do cortisol, um hormônio responsável pelo controle do estresse, combate as inflamações, por manter o bom nível de pressão arterial e auxiliar no funcionamento adequado do sistema imunológico.

O cortisol quando está em níveis desequilibrados, contribui para o surgimento de várias doenças.

Portanto, manter uma rotina de sono adequada, dormindo no mínimo 8 horas por noite, é essencial. Além disso, antes de ir para a cama, desligue todos equipamentos eletrônicos, reduza a iluminação e deixe o ambiente acolhedor e confortável.

• Evite o consumo de álcool e cigarro

O consumo de álcool e tabaco apresentam grande influencia na saúde. Ambas as substâncias têm a capacidade a baixar muito a imunidade, deixando o organismo sem defesa e predisposto às infecções.

Sendo assim, corte esses hábitos da sua rotina, ou pelo menos, tente reduzir para manter a saúde do seu corpo e aumentar a imunidade.

• Pratique atividades físicas regularmente para aumentar imunidade

São diversos os benefícios que exercício físico proporciona para o corpo, como por exemplo, a melhoria da capacidade cardiorrespiratória, melhora da autoestima e disposição, redução do estresse, entre outros.

Além disso, a prática de atividades regulares também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que o esforço ativa a produção de mais células do tipo linfócito T.

Mulheres praticando atividade física para manter a saúde do corpo.

Portanto, busque realizar a prática que mais tem a ver com o seu perfil pelo menos 3 vezes na semana. Pode ser musculação, natação ou uma caminhada de meia hora, o importante é manter o corpo ativo e em movimento!



• Realize exames de saúde

Os exames de rotina identificam a deficiência de nutrientes, como vitaminas e minerais, como por exemplo, a vitamina D, o cálcio, ferro e zinco.

Além disso, nestes exames é possível investigar a existência de problemas de saúde mais graves, que podem ter sido desencadeados por uma desregulação do sistema imunológico ou outras causas.

+ Para saber mais sobre o assunto, leia também: Exame para imunidade: Como identificar a imunidade baixa?

Sendo assim, é notório que o controle e os cuidados com a imunidade pode ser feito com hábitos simples na rotina. Contudo, existem opções de remédio para imunidade que ajudam a reforçar as defesas do corpo. Veja a seguir 7 opções naturais de remédio para imunidade:

1. Consuma mais vitaminas naturais

Abacaxi, kiwi, limão e acerola são ricos em vitamina C. Já vegetais verdes escuros são uma ótima fonte de vitamina E e o Ômega 3 encontra-se em peixes como atum, sardinha e salmão. 

Castanhas e cereais integrais são uma boa pedida para aumentar o consumo de zinco no organismo. Todas essas vitaminas são essenciais para o fortalecimento da saúde, atuando como um ótimo remédio para aumentar imunidade. Portanto, acrescente algumas opções destes alimentos em sua dieta.

2. Extrato de própolis

O extrato de própolis possui efeitos que estimula as células do sistema imune e, por isso, pode ser utilizado no tratamento de inflamações agudas e crônicas. Além disso, o produto previne contra doenças do trato respiratório, dor de garganta e sinusite.

O extrato de própolis é um potente remédio para imunidade.

3. Sementes de astrágalo

As sementes de Astragalus membranaceus é rico em flavonoides que pode ser utilizado como um ótimo remédio para aumentar imunidade, ativando as células de defesa do organismo.

Além disso, a planta medicinal ajuda diminui o risco de surgimento de várias doenças, como resfriados, problemas cardiovasculares e, até câncer

4. Colostro bovino

O Colostro é um alimento de alto valor nutricional que possui os mesmo constituintes que o leite tendo 5 vezes mais proteínas, sendo rico em anticorpos e substâncias antimicrobianas, que protegem o corpo contra vírus e bactérias.

Por isso, o alimento contribui para o fortalecimento do sistema imune e para a melhoraria da saúde intestinal. Além disso, o colostro previne o surgimento de doenças respiratórias como gripes e resfriados, além de diminuir quadros alérgicos.

5. Glutamina

A glutamina é um remédio natural para aumentar imunidade que tem a função de um aminoácido, representando cerca de 60% do tecido muscular esquelético e sua produção é naturalmente feita pelo organismo.

Estes aminoácidos formam blocos de construções das proteínas, que beneficiam o transporte de nitrogênio nos músculos e aumentam o processo de ganho de massa magra. Além disso, ela é utilizada como uma excelente fonte energética para o sistema imunológico.

6. Equinácea

A equinácea possui potente ação anti-inflamatória e imunomoduladora, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. A planta ainda contribui para a prevenção e combate de infecções do sistema respiratório, como gripes, resfriados ou otites, por exemplo.

7. Lactobacillus

Lactobacillus é um gênero de bactérias que beneficiam a saúde que garantem o bom funcionamento da flora intestinal, melhorando a digestão e fortalecendo o sistema imunológico.

Um vidro contendo iogurte rico em lactobacillus, um excelente remédio para imunidade.

Também conhecidas como probióticos, sua função é a de estimular o sistema imunológico e alterar o mecanismo microbiano, aumentando o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos e fortalecendo o sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras.



Sendo assim, agora que você já conhece algumas opções naturais de remédio para imunidade, não deixe de consultar um médico antes de iniciar um tratamento. Além disso, inclua em sua rotina todas as dicas que destacamos para manter a saúde sempre em dia.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!

Posts Similares