Bebê pode tomar água de côco?

0
5233
a água de coco é rica em potássio, o que ajuda a aumentar a excreção de sódio
a água de coco é rica em potássio, o que ajuda a aumentar a excreção de sódio

A alimentação infantil é motivo de preocupação de diversos pais que estão sempre em busca de alternativas saudáveis para oferecer aos pequenos. Na hora de substituir sucos artificiais e refrigerantes, muitos recorrem a águas saborizadas ou naturais das frutas. Mas será que bebê pode tomar água de côco?

Com o grande número de obesos crescendo no país, é fundamental que os pais fiquem de olho nos alimentos ingeridos pelos filhos, principalmente na primeira idade. Dessa forma, além de cultivar hábitos saudáveis, também estarão evitando uma série de doenças causadas pela má alimentação como diabetes, colesterol e problemas de hipertensão.

No entanto, por ser um alimento gorduroso, ainda existem diversas dúvidas a respeito do côco. Pensando nisso, separamos alguns tópicos sobre o assunto que vão lhe ajudar a entender se é permitido ou não dar a bebida para as crianças. Confira!

Benefícios do côco para bebês

Reduz o risco de doenças

Por ser um excelente antioxidante natural, o côco ajuda na prevenção de doenças por fortalecer o sistema imunológico. Vale lembrar, porém, que a água de côco de caixinha pode não ser tão benéfica quanto à natural, já que ao ficar durante meses nas prateleiras do supermercado a água pode acabar perdendo suas propriedades.

Cupom de Desconto Farmadelivery
por ser rica em antioxidante, a água de côco ajuda a combater diversas doenças
por ser rica em antioxidante, a água de côco ajuda a combater diversas doenças

Melhora o funcionamento do intestino

Rica em fibras, a água de côco não somente ajuda no trânsito intestinal, mas também previne a prisão de ventre. Em alguns casos a água pode até mesmo ajudar bebês com intestino preso a irem ao banheiro com mais regularidade.

Protege o coração

O côco é rico em ácido láurico e ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, promovendo uma espécie de limpeza que diminui as gorduras ruins das artérias. Dessa forma, a incidência de doenças cardíacas e arteriosclerose tende a ser mínima em pessoas que consomem o côco e sua água.

Reposição de eletrólitos

Com altas taxas de potássio em sua composição, a água de côco é um excelente repositor de eletrólitos, responsáveis por transportar a água às nossas células. Com isso, as chances do bebê ficar desidratado é menor, principalmente em dias muito quentes.

Aumenta a taxa metabólica

Consumir água de coco regularmente diminui os níveis de insulina no sangue, além de contribuir para um metabolismo mais acelerado.

Facilita a digestão

A água de côco pode ser benéfica principalmente em bebês maiores de 6 meses que ainda sofrem com refluxo, já que ajuda o organismo a digerir os alimentos de uma forma mais eficaz. Isso porque o côco é rico em ácido fólico, catalase, fosfatase, diastase, desidrogenase, polimerases de RNA e peroxidase.

a água de côco é uma excelente forma de auxiliar na digestão dos bebês
a água de côco é uma excelente forma de auxiliar na digestão dos bebês

Rica em vitaminas e minerais

A água de côco possui mais zinco, cálcio e manganês do que a maioria das frutas, além de ser uma excelente fonte de vitamina B como a tiamina, riboflavina, piridoxina e folatos, nutrientes essenciais para a manutenção do organismo, principalmente em bebês.

Reduz a tensão muscular

Alguns dos eletrólitos que são encontrados na água de côco ajudam a diminuir a tensão muscular, podendo até mesmo amenizar as cólicas em bebês com mais de 6 meses que sofre com a prisão de ventre além de outras dores musculares.

Isso ao graças ao cálcio em sua composição, que também ajuda a manter os dentes e ossos mais fortes.

Bebê pode tomar água de côco?

Sim, a maioria dos bebês podem tomar a água de côco sem maiores problemas. Porém, a bebida deve ser introduzida a partir dos 6 meses juntamente com a introdução alimentar. O único risco é o desenvolvimento de alergias, que se manifestam por meio de manchas, erupções e coceiras na pele.

o bebê pode beber água de côco a partir dos 6 meses, quando inicia-se a introdução alimentar
o bebê pode beber água de côco a partir dos 6 meses, quando inicia-se a introdução alimentar

É importante, porém, conversar com o pediatra antes de inserir a água de côco na alimentação do seu filho, já que ele poderá lhe indicar o melhor momento para oferecer a bebida.

Quanto de água de côco o bebê pode tomar?

O ideal é que o bebê consuma no máximo 800ml de líquido dos 7 aos 12 meses, incluindo água, leite e sucos. A água de côco deve fazer parte dessa soma, e pode ser oferecida no lugar da água em alguns momentos, já que por ser mais docinha tende a ser mais bem aceita. Contudo, não deve substituir a água natural, que ainda é importante para a saúde dos pequenos.

Afinal, a água de côco costuma ser muito calórica, e pode acabar sendo demais para a ingestão diária ideal dos bebês.

Quando introduzir a água ao bebê?

Em bebês que mamam exclusivamente leite materno, a água mineral deve ser introduzida aos 6 meses junto com os alimentos sólidos. No entanto, quando o bebê mama fórmulas pode ser necessário introduzir a água bem antes. 

É importante consultar o pediatra a respeito desse assunto, já que a recomendação pode variar de bebê para bebê.

Entretanto, por ser um alimento mais gorduroso, a água de côco não deve ser introduzida ao bebê antes da introdução alimentar, já que o sistema digestivo ainda é imaturo e não consegue digerir a bebida.

Água de côco na amamentação

Por ser rica em vitaminas e minerais, a água de côco é uma excelente forma da mulher se manter hidratada durante o período da amamentação. Além de garantir uma alta ingestão de líquido, a água de côco proporciona um leite mais rico em nutrientes.

Porém, também é importante ficar atenta à quantidade ingerida por se tratar de um alimento bastante calórico, o que pode acabar atrapalhando na perda de peso depois da gravidez.

Além do mais, assim como para os bebês, a água de côco não deve substituir a [água mineral na alimentação da mãe que amamenta.

Agora que você viu que o bebê pode tomar água de côco, converse com o pediatra para introduzir a bebida na dieta do seu pequeno. Afinal, a água de côco é rica em nutrientes e minerais importantes para a saúde do organismo, e garante diversos benefícios para os bebês, crianças maiores e até adultos.