O que pode causar rugas? Entenda de uma vez por todas
As rugas são pequenas linhas na pele que começam a surgir por volta dos 30 anos, quando a produção natural de colágeno tende a diminuir. Porém, alguns hábitos como se expor ao sol sem protetor solar e não remover a maquiagem antes de dormir também pode contribuir para o seu surgimento e causar rugas.
Considerada uma das maiores preocupações femininas junto com a celulite, as rugas aparecem por falta de sustentação na pele, sendo um dos primeiros sinais de envelhecimento. Os locais mais comuns de surgirem são: abaixo da boca, abaixo do nariz e próximo aos olhos.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre as rugas, separamos um post completo explicando mais sobre esse assunto. Confira!
O que são rugas?
As rugas são sinais de envelhecimento da pele, que normalmente surgem por falta de colágeno, elastina e ácido hialurônico, substâncias que dão sustentação, elasticidade e preenchimento à pele.
Essa perda pode ser causada por diversos fatores diferentes, que vão desde o envelhecimento natural, como falta de cuidados com a saúde da pele.
Quais os tipos de rugas que existem?
Bigode chinês
O bigode chinês são as rugas que surgem no canto do nariz e descem até os lábios, fazendo com que o rosto fique com aspecto envelhecido. Nesses casos, muitas pessoas desenvolvem esse tipo de rugas devido a uma herança genética, podendo surgir até mesmo antes dos 30 anos.
Pés de galinha
Considerada uma das rugas mais populares entre as mulheres, os pés de galinha são pequenas rugas que surgem ao redor dos olhos. Além de ser um sinal de envelhecimento da pele e flacidez, as rugas ao redor dos olhos também podem surgir em resposta à atividade muscular ligada aos movimentos da face.
Linhas de expressão
As linhas de expressão também são consideradas rugas, e normalmente surgem a partir de movimentos repetitivos e contração dos músculos da face em locais como testa, olhos e queixo.
O que pode causar rugas?
Envelhecimento
O envelhecimento natural da pele é um dos grandes vilões quando o assunto são as rugas, já que com o passar dos anos a pele deixa de produzir colágeno e outras substâncias que atuam dando firmeza e elasticidade para os tecidos.
Para evitar que isso aconteça, é importante fazer a suplementação com colágeno e cuidar da alimentação, consumidos alimentos ricos nessa proteína e em vitaminas que ajudam a firmar ainda mais a pele. Você pode até mesmo optar por dermocosméticos voltados para tratamentos da pele.
Exposição solar
Os raios solares são ricos em raios UVB e UVA, que agem estimulando o envelhecimento precoce da pele, resultando em rugas e linhas de expressão. O que muitas pessoas não sabem, porém, é que as telas de smartphone, televisões e computadores também emitem esses raios, e acabam contribuindo para as rugas todos os dias em que não usamos protetor solar dentro de casa.
A dica é usar protetor solar diariamente, mesmo quando não for sair de casa e em dias nublados.
Cigarro
O cigarro é rico em nicotina, substância que quebra as fibras colágenas e elásticas da pele, fazendo com que mais rugas se formem no rosto com mais facilidade.
Isso quer dizer que quanto mais cigarros uma pessoa fuma, maiores as chances de desenvolvimento de rugas e piora do quadro.
Consumo de bebidas alcoólicas
O álcool é uma substância que aumenta os radicais livres, átomos que agem em nosso organismo de forma negativa e contribuem para o envelhecimento precoce, deixando a pele com uma produção de colágeno mais baixa e com mais chances de desenvolvimento de rugas.
Estresse
Além de fazer mal para a saúde como um todo, o estresse ainda age no organismo dificultando a capacidade de renovação celular da pele, além de também afetar diretamente na produção de colágeno.
Junto a isso, os hormônios produzidos em períodos de estresse fazem com que os radicais livres aumentam dentro do organismo, diminuindo ainda mais a firmeza da pele.
Não ter uma boa noite de sono
Quando dormimos, nosso corpo produz um hormônio chamado de melatonina, responsável pelo rejuvenescimento da pele. Quando não dormimos direito, ou não dormimos a quantidade de horas necessária, essa produção acaba ficando debilitada e a renovação celular não acontece como deveria, impactando diretamente na saúde da pele.
Ingestão de alimentos industrializados
Alimentos ricos em açúcares, gorduras e carboidratos prejudicam a saúde da pele por estimular a produção de radicais livres.
Em contrapartida, uma alimentação rica em frutas, vegetais, leguminosas, hortaliças e cereais protege a pele contra a ação negativa desses radicais livres por serem ricos em antioxidantes. Como resultado, a saúde da pele melhora e as rugas são suavizadas.
Dormir de maquiagem
Dormir de maquiagem não somente prejudica a saúde da pele e promove a formação de rugas, como também contribui para a formação de acne. Isso acontece porque a maquiagem acaba obstruindo os poros, fazendo com que eles não consigam respirar durante a noite.
Dicas para suavizar as rugas
- use cremes ricos em vitamina C;
- use cosméticos ricos em ácido hialurônico e ativos que estimulam a produção de colágeno e elastina da pele;
- faça suplementação de colágeno diariamente;
- use protetores solares indicados para o seu tipo de pele todos os dias;
- remova a maquiagem e o protetor solar diariamente antes de dormir com demaquilantes;
- mantenha uma alimentação equilibrada;
- beba mais água para manter a pele hidratada;
- durma pelo menos 8 horas por noite;
- procure deixar de fumar;
- diminua o consumo de bebidas alcoólicas.
Leia também Como tirar rugas do rosto? 11 Maneiras para exterminar as rugas
Depois de ver o que pode causar rugas, não deixe de mudar seus hábitos e começar a suplementar o colágeno especialmente se você for fumante ou já estiver acima dos 30 anos. Além disso, não deixe de aplicar cosméticos específicos para o tratamento de rugas e para a reposição de colágeno e elastina na pele, de modo que ela fique mais firme e as linhas se suavizem.