Como identificar o mosquito da dengue?
A fêmea do Aedes Aegypti é a responsável por transmitir a Dengue, Zika e Chikungunya. Apesar de muito similar a outros mosquitos, existem algumas características que nos ajudam a como identificar o mosquito da dengue. Por isso conhece-las pode nos ajudar a combater essa doença.
Como já sabemos, a dengue é uma doença viral que em alguns casos, pode ser fatal e levar a pessoa a morte. Portanto, todo cuidado é pouco.
Sendo assim, veja a seguir como identificar o mosquito da dengue e as principais características do inseto.
Para saber mais, leia também: Dengue: O que é, quais os sintomas e como evitar?
Ciclo de vida do mosquito da dengue
O ciclo de vida do Aedes aegypti inicia na água parada onde de ovo passa a ser larva e depois pupa. A seguir, ele se transforma em mosquito. pronto para se reproduzir. As principais características de cada fase são:
- Ovo – Até encontrar condições ideais para se transformar em larva, os ovos permanecem até 8 meses inativos colado acima da linha da água, mesmo em locais secos e no frio intenso;
- Larva – Vive na água e alimenta-se de protozoários, bactérias e fungos presentes na água. Em 5 dias vira pupa;
- Pupa – Vive na água onde se desenvolve até se tornar um mosquito adulto, em 2-3 dias;
- Mosquito adulto – Pronto para voar e se reproduzir. Para se alimentar, precisa de sangue humano ou de animais, momento em que ocorre a transmissão das doenças.
O mosquito se desenvolve em média, de 3 a 10 dias e costuma viver por até 1 mês.
Como identificar o mosquito da dengue – Características
Algumas características ajudam a identificar o mosquito da dengue como, por exemplo:
- Tamanho – entre 0,5 e 1 cm;
- Cor – possui cor preta e manchinhas brancos nas patas, cabeça e corpo;
- Asas – possui 2 pares de asas translúcidas;
- Patas – possui 3 pares de patas.
Como identificar o mosquito da dengue – Hábitos
1. Hábitos diurnos – O Aedes aegypti costuma atacar normalmente, no período da tarde, especialmente nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde, em ambientes mais quentes ou locais abertos. É comum vê-los embaixo da mesas e escrivaninhas, por exemplo.
2. Possui voo baixo – O inseto possui voo rasteiro de no máximo, 1 metro de distância do solo.
4. Costuma ser maior que o pernilongo – O mosquito da dengue mede, em média de 5 a 7 milímetros. Comparado ao pernilongo, que mede cerca de 3 a 4 milímetros, ele é bem maior.
2. Picada indolor – Além da ausência da dor, a pessoa picada não apresenta nenhuma marca ou mancha, pois o mosquito ataca silenciosamente.
5. Pica no verão e inverno – O Aedes aegypti costuma atacar mais durante o verão. No entanto, os ataques também podem acontecer no inverno.
Para mais informações, leia também: Como evitar a dengue? Veja como combater a doença.
Como combater o Aedes aegypt?
Para combater o mosquito da dengue, deve-se evitar locais com água parada que sejam propícios para que a fêmea do inseto depositem seus ovos. São exemplos de criadouro:
- Pratinhos e vasos e plantas;
- Pneus abandonados;
- Ralos e calhas sujas;
- Caixas d’água abertas;
- Piscinas e vasos sanitários sem uso;
- Garrafas e outros objetos expostos ao ar livre;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
A importância em identificar o mosquito da dengue e combater a proliferação do inseto é necessária para a saúde de todos. Portanto, atente-se e redobre os cuidados!
Vale lembrar que, na presença de qualquer sintoma, deve-se consultar imediatamente um médico para o correto diagnóstico e evite a automedicação.