Saiba como é possível reverter a pré-diabetes e como evitar a evolução da doença.
| |

Como reverter a pré-diabetes? 6 Formas de evitar a evolução da doença

A pré-diabetes é o estágio que precede o diabetes tipo 2, onde é comum os primeiros sinais da doença começarem a se manifestar. Neste caso, quando o diagnóstico do paciente é feito inicialmente, é possível reverter a pré-diabetes.

Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Casos descontrolados podem causar cegueira, insuficiência renal, doença cardíaca e outras condições graves.

Sabe-se que no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas são pré-diabéticas, de acordo com uma pesquisa feita pelo Internacional Diabetes FederationIDF. Por isso o diagnóstico precoce é muito importante.

Sendo assim, veja no conteúdo desta matéria quais são as formas de reverter a pré-diabetes e como evitar a evolução da doença. Veja a portagem até o final e tire suas dúvidas sobre o assunto.

+ Para saber mais, leia também: Diabetes é hereditário? Saiba qual a relação genética da doença.

O que é pré-diabetes?

Primeiramente, é necessário saber que o diabetes é uma doença crônica, onde ocorre o aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicose) devido à dificuldade do organismo para processar essa substância.

A quantidade de glicose acumulada no sangue é denominada glicemia e o seu aumento resulta na hiperglicemia, o que caracteriza o diabetes.

A condição pode aparecer em dois casos: por conta da insuficiência da produção ou insuficiência da ação da insulina e, em alguns casos, devido à combinação dos dois fatores. Neste caso, o organismo passa a ter mais glicose no sangue, desencadeando o diabetes.

Assim, a pré-diabetes ocorre quando os níveis de glicose no sangue são maiores que o normal para o organismo do indivíduo, mas não o suficiente para ser considerado diabetes.

A pré-diabetes age como um sinal de alerta para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
A pré-diabetes age como um sinal de alerta para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Portanto, especialistas consideram a condição como um estágio intermediário entre o padrão saudável e o diabetes mellitus tipo 2. Ou seja, trata-se de um alerta do corpo para indicar que o risco de desenvolver o diabetes é alto. Além disso, a condição pode indicar o aumento das chances de complicações cardíacas.

Contudo, a pré-diabetes é um quadro ainda reversível. No entanto, se o diagnóstico e tratamento não for feito corretamente, a condição pode evoluir para o diabetes crônico, que é tratável, mas não reversível.



Quais as principais causas?

São diversos os fatores que podem causar a pré-diabetes na pessoa. Entre eles, por exemplo:

  • Obesidade e ganho de peso;
  • Histórico familiar e herança genética;
  • Má alimentação;
  • Sedentarismo.

Como identificar a pré-diabetes?

O paciente pré-diabético não costuma apresentar sintomas, então o diagnóstico deve ser feito por meio de exames periódicos, onde é possível medir a glicemia em jejum. Assim, verifica-se o valor acima de 99 mg/dL e menor que 126 mg/dL, que já é considerado diabetes mellitus.

Além disso, outra forma de diagnóstico é através do teste de tolerância à glicose, onde se mede a glicemia duas horas após uma sobrecarga de glicose. Neste caso, o valor considerado normal seria menor que 140 mg/dL e, a partir de 200mg/dL, pode-se classificar como diabetes mellitus. Portanto, pacientes com valores neste intervalo apresentam a pré-diabetes.

Como reverter a pré-diabetes?

Algumas atitudes, quando aplicadas no dia a dia de forma correta, ajudam a reverter ou até mesmo evitar a pré-diabetes. Veja a seguir quais cuidados tomar:

1. Reduza o consumo de açúcar e carboidratos refinados

O consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados e açúcar aumenta os níveis de açúcar no sangue e insulina, o que pode levar à diabetes ao longo do tempo. Portanto, evite esses alimentos para ajudar a reduzir seu risco.

2. Faça exercícios regularmente para reverter a pré-diabetes

Praticar regularmente atividades físicas pode aumentar a secreção e a sensibilidade à insulina, o que pode ajudar a prevenir a progressão do pré-diabetes para a diabetes.

3. Controle o ganho de peso

O excesso de peso, particularmente na área abdominal, aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes. Sendo assim, perder peso pode reverter significativamente o risco de pré-diabetes.

Praticar exercícios físicos e manter o controle do peso é fundamental para reverter a pré-diabetes.
Praticar exercícios físicos e manter o controle do peso é fundamental para reverter a pré-diabetes.

4. Durma melhor

Diversos estudos confirmam que o sono inadequado altera e piora a resistência insulínica. Além disso, a falta de sono pode piorar a memória, o humor e a imunidade. 

Sendo assim, torne o seu sono uma prioridade. Crie uma rotina e coloque o despertador para a hora que você deveria ir dormir. Essa atitude pode melhorar a sua vida e sua saúde.

5. Beba bastante água ajuda a reverter a pré-diabetes

Consumir água em vez de outras bebidas pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e insulina, reduzindo assim o risco de diabetes. Portanto, beba pelo menos 2 litros de água ao longo do dia ou conforme a orientação do seu nutricionista.



Qual o tratamento para a pré-diabetes?

Primeiramente, para o tratamento da pré-diabetes deve-se consultar um médico que, ao avaliar os exames solicitados, poderá diagnosticar o problema.

Contudo, a principal recomendação é a mudança de hábitos alimentares, reduzindo o consumo de alimentos com açúcar, gorduras, farinha branca e o consumo de sal. Além disso, é indicado dar preferência para refeições com verduras com folhas verde-escuras, que atuam no combate do excesso de açúcar.

Outra dica essencial é sair do sedentarismo. Afinal, a prática regular de atividade física proporciona o controle da glicose, já que isso contribui para o consumo da substância e, consequentemente, ajuda a reverter a pré-diabetes.

+ Para saber mais sobre o assunto, acesse também: Pré diabetes: O que é, causas, sintomas e como reverter?

Sendo assim, ao adotar todas as recomendações médicas, o paciente consegue normalizar os níveis da sua glicemia sanguínea, impedindo que a pré-diabetes se torne o diabetes.

Mas, para isso é essencial manter hábitos saudáveis para que a glicemia não suba novamente garantindo maior qualidade de vida. Portanto, não deixe de consultar um profissional da saúde para mais orientações.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares