| |

Pré diabetes: O que é, causas, sintomas e como reverter?

A diabetes é uma doença metabólica que atinge grande parte dos brasileiro e se apresenta, principalmente, como tipo 1 e tipo 2. Entretanto, algumas pessoas descobrem ter desenvolvido a pré diabetes, o que gera muita dúvida se isso significa que já desenvolveram danos irreversíveis à saúde.

Como o pâncreas deixa de produzir a insulina, ou o hormônio já não age mais como deveria no organismo, é necessário a ingestão de fármacos para ajudar a estimular a produção de insulina e sua absorção correta.

A diabetes não possui cura e seu controle pode ser feito com o uso de medicamentos e aplicação de insulina. Além disso, essa é uma das enfermidades que mais leva a complicações quando não tratada adequadamente.

Na pré diabetes, porém, o indivíduo nem sempre precisa fazer uso de medicações e pode obter sucesso apenas com a mudança de hábitos. Portanto, para entender melhor o que é a pré diabetes e como ela impacta o organismo, respondemos algumas perguntas para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. Leia até o final e saiba mais!

+ Para mais informações, veja também: Diabetes é hereditário? Saiba qual a relação genética da doença.

O que é pré diabetes?

A pré diabetes é um estágio intermediário entre uma pessoa saudável e uma pessoa com diabetes tipo 2. Nesse estágio o paciente demonstra altos níveis de glicose no sangue, mas não o suficiente para realizar o mesmo tratamento de uma pessoa diabética.

Além disso, os pacientes pré diabéticos possuem resistência à insulina. Isso ocorre quando o pâncreas produz mais insulina do que o necessário para tentar controlar o excesso de açúcar na corrente sanguínea, a ponto de não conseguir o mesmo efeito no organismo.



O que causa a pré diabetes?

Fatores como genética e histórico familiar são as maiores causas do desenvolvimento da diabetes tipo 2. Porém, o ganho excessivo de peso, sedentarismo e alimentação rica em açúcares e carboidratos refinados também podem desencadear o quadro.

Além do fator genético, a má alimentação pode levar ao desenvolvimento da pré diabetes.
Além do fator genético, a má alimentação pode levar ao desenvolvimento da pré diabetes.

Nos casos de ganho de peso, o pâncreas entende que precisa produzir mais insulina para conter o açúcar no sangue, e o organismo reage a esse estímulo de forma prejudicial. Isso faz com que o paciente desenvolva a resistência insulínica antes de desenvolver a diabetes propriamente dita.

Sendo assim, o organismo deixa de usar parte da glicose do sangue como fonte de energia e o açúcar permanece na corrente sanguínea. Com o passar do tempo, a pré diabetes não tratada se torna diabetes tipo 2 e, neste caso, é impossível reverter o quadro.

Quais são os sintomas da pré diabetes?

Normalmente os pré diabéticos não apresentam sintomas, sendo muitas vezes uma condição não diagnosticada. Isso faz com que o tratamento não seja realizado a tempo e a doença acabe evoluindo. Portanto, é importante buscar ajuda se você estiver em um desses grupos:

  • Possui histórico familiar de diabetes;
  • Ganhou peso nos últimos anos;
  • Não pratica atividades físicas regularmente;
  • Possui uma alimentação rica em carboidratos e açúcares.

Além disso, algumas pessoas podem notar a presença de sintomas nesses estágio como, por exemplo:

  • Micção frequente;
  • Fome excessiva;
  • Sede em excesso;
  • Ganho de peso.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da doença é feito através de exames como o de glicemia em jejum, que deve estar abaixo de 100 mg/dL para pessoas saudáveis. Caso o resultado dê entre 100 e 125 mg/dL, o médico solicitará um novo exame para confirmar as suspeitas de pré diabetes.

Assim, caso o segundo exame também apresente resultado alterado, será indicado o exame de curva glicêmica, que caracteriza pré diabetes quando os resultados ficam entre 140 e 199 mg/dL.

Um terceiro exame que poderá ser solicitado é a hemoglobina glicada, que em pacientes pré diabéticos, o resultado fica entre 5,8% e 6,4%.



Como é feito o tratamento da pré diabetes?

Primeiramente, o tratamento é feito com a mudança de hábitos alimentares. Portanto, deve-se evitar dietas pobres em açúcar e carboidratos, além de reduzir o consumo as calorias e gorduras saturadas.

Além disso, o paciente deve praticar atividades físicas regulares para ajudar a baixar os níveis de glicose no sangue.

Em casos específicos, o médico poderá optar por administrar medicamentos que previnem a evolução da doença. Além disso, em pacientes obesos ou acima do peso, é necessário a perda de pelo menos 5% do peso para melhorar metabolismo e tornar o tratamento mais eficientes.

Alguns casos de pré diabetes são tratados com o uso de medicação.
Alguns casos de pré diabetes são tratados com o uso de medicação.

Apenas com a adoção dessas medidas, muitos pacientes conseguem reverter o quadro da pré diabetes. Contudo, vale salientar que grande parte dos pacientes só descobrem o problema em estágios avançados. Além disso, outros não seguem as recomendações feitas pelo médico e, acabam por desenvolver a diabetes tipo 2.

+ Para mais informações, leia também: O que é bom para baixar a glicose no sangue e quais alimentos escolher?

Como prevenir?

Assim como o tratamento, a prevenção da doença é feita com a prática regular de exercícios e mantendo uma dieta balanceada, com pouca ingestão de alimentos ricos em carboidratos. Assim, além de promover a perda de peso, os exercícios atuam baixando a glicose no sangue.

O açúcar é usado como principal fonte de energia durante as atividades físicas, o que resulta em uma baixa da glicose com mais facilidade.

Quais os riscos?

Apesar da pré diabetes ainda não ser a diabetes, o estágio pode causar complicações, como o aumento do risco de doenças cardiovasculares e ainda o risco do paciente desenvolver a própria diabetes tipo 2.



Sendo assim, agora que você viu o que é pré diabetes, quais os seus sintomas e como tratar a doença, busque a orientação médica se você tem histórico familiar de diabetes ou se está incluso em um dos fatores de risco.

A partir disso, ficará mais fácil tratar o problema e diminuir os riscos do desenvolvimento da diabetes tipo 2, que traz diversos riscos para a saúde dos pacientes. Sendo assim, não deixe de contatar um profissional qualificados.

Diabetes na Farmadelivery

A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes.

Ou seja, se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a Farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!

Resumo: O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Posts Similares