Como se prevenir da gripe? 10 dicas para sua saúde.
Nas últimas semanas, estamos acompanhando o aumento dos números de casos de gripe causados por uma nova mutação do vírus, o Influenza A ou H3N2. Com isso, surge a dúvida sobre como se prevenir da gripe e manter-se protegido.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo sendo uma doença comum, a gripe é um dos maiores desafios da saúde, que afeta todos os países do mundo. A principal dificuldade está em nossos próprios hábitos e, por isso, é muito importante saber como prevenir a doença.
Todos os anos, a média de casos de gripe no mundo é de 3 a 5 milhões e a vacinação é a forma mais eficaz de evitar a gripe. No entanto, com a predominância do novo Coronavírus, houve a baixa procura pela vacinação contra a Influenza, além da flexibilização das medidas de controle sanitário nos últimos meses. Ou seja, o conjunto de atitudes ocasionou no crescente aumento dos casos de gripe.
Portanto, para ajudar nesta tarefa, criamos esse conteúdo com algumas dicas sobre como se prevenir contra a gripe, que valem também para a prevenção do Coronavírus. Sendo assim, leia a matéria até o final e saiba mais!
+ Para mais informações, acesse também: Flurona: O que é, sintomas, como prevenir e como tratar?
O que é gripe e como ela é transmitida?
A gripe nada mais é que uma infecção viral, causada pelo vírus da Influenza e sua mutações. A doença costuma atacar o sistema respiratório por completo.
A transmissão da doença é feita através da saliva e muco de uma pessoa infectada e ocorre pelas gotículas que são expelidas naturalmente quando tossimos, espirramos ou falamos.
Além disso, a transmissão também ocorre através de objetos e superfícies como, por exemplo, copos, talheres e maçanetas. Se uma pessoa entrar em contato com esses itens e levar as mãos à boca ou aos olhos antes de higienizá-las, poderá se infectar.
+ Para saber mais, acesse também: Diferença entre Gripe e Covid-19 e quando ir ao médico?
Quais os sintomas da gripe e quanto tempo eles duram?
O sintomas da gripe são diversos e podem variar de pessoa para pessoa, porém, os mais comuns são:
- Dor no corpo e de cabeça;
- Indisposição;
- Congestão nasal e coriza;
- Inflamação na garganta;
- Em alguns casos, febre alta, acima de 37°C.
A intensidade dos sintomas da gripe são mais fortes nos 3 primeiros dias e no decorrer dos dias, eles costumam diminuir, até sumirem por completo. Assim, considera-se que uma gripe dure em média de 7 a 10 dias.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que a gripe pode causar, veja a seguir o que você pode fazer para se prevenir da gripe e manter sua saúde em dia.
10 Dicas de como se prevenir da gripe
10. Evite mudanças bruscas de temperatura
O corpo humano não se adapta rapidamente as mudanças climáticas, por isso é fundamental evitar mudanças bruscas de temperatura.
Portanto, para prevenir a gripe, pois não sobrecarrega o sistema imunológico evite o choque térmico, principalmente quando está em um ambiente quente e depois vai até outro com temperatura mais baixa.
9. Beba bastante água e mantenha bons hábitos alimentares
Beber água é fundamental para se livrar da gripe. Quando mantemos as mucosas do nariz, da boca e dos olhos úmidas, uma função de barreira contra o vírus é ativada. Com isso, hidratar o corpo de forma adequa pode diminuir em até 80% o risco de contágio e complicações causadas pela gripe.
Além disso, uma dieta balanceada também ajuda a evitar a gripe. Isso se deve ao fato dos alimentos contribuírem para o fortalecimento do organismo e da imunidade.
Se necessário, peça a orientação do seu médico ou nutricionista e inicie uma suplementação vitamínica para auxiliar na sua saúde.
Uma alimentação rica em vitaminas e minerais, ajudam o corpo a produzir glóbulos brancos que reforçam o sistema imunológico e combatem de forma mais eficiente a infecção.
8. Evite locais fechados ou com aglomerações
Essa é a regra de ouro. Fundamental durante a pandemia, vale tanto para quem está doente quanto para quem quer evitar ser contaminado.
Evite ficar nesses locais e opte sempre por deixar uma porta ou a janela aberta para promover a circulação do ar. Isso irá impedir que vírus e bactérias se multipliquem com maior facilidade.
7. Limpe e desinfete superfícies possivelmente contaminadas
A limpeza de de superfícies e ambientes possivelmente contaminados é fundamental para se prevenir da gripe.
Portanto, limpe mesas, maçanetas, corrimão e qualquer outra área que seja compartilhada com produto de limpeza, como álcool 70%, água e sabão, desinfetantes ou limpadores multiuso.
6. Evite o contato com pessoas que apresentem sintomas de gripe
Se um familiar ou colega de trabalho ou da escola estiver com gripe e apresentando sintomas, o correto é que ele evite o contato com os demais e que utilize máscara para evitar a disseminação do vírus.
Se isso não ocorrer, você deve permanecer de máscara e evitar contato, isso irá reduzir as chances de você entrar em contato com o vírus.
5. Não compartilhe objetos pessoais
Assim como o cuidado ao manter contato com pessoas gripadas, evite também compartilhar o uso de copos, talheres, canetas e outros itens. Se necessário, opte por ter pertences pessoais e faça a higienização dos mesmos sempre que ficarem expostos.
4. Aumente o consumo de vitamina C
O aumento no consumo de alimentos ricos em vitamina C pode ser uma boa opção para evitar a gripe. No entanto, vale salientar que não existe confirmação cientifica de que consumindo o nutriente você nunca mais irá ter gripe.
Porém, com o consumo regular da vitamina C, é possível reduzir a duração e os sintomas da gripes, pois o nutriente estimula a produção de linfócitos e fagócitos, células que atuam no combate a doenças e seus sintomas.
Portanto, uma boa estratégia é consumir pelo menos 2 frutas ao longo do dia. Opte por incluir aquelas que possuem maior quantidade do nutriente, como por exemplo, laranja, acerola, morango, caju e goiaba. Se necessário, pode incluir em sua dieta suplementos de vitamina C, conforme orientação médica ou do nutricionista.
3. Higienize as mãos com frequência
Outra dica fundamental, simples e eficiente de como se prevenir da gripe é higienizar as mãos. Sendo assim, sempre que chegar da rua, lave as mãos ou higienize elas com álcool gel 70%. Assim, é possível eliminar vírus e bactérias, evitando a contaminação.
2. Use máscara
O uso da máscara se tornou obrigatório na pandemia de covid-19, mas o acessório é um importante aliado também para evitar outras doenças respiratórias, como a gripe. Desta forma, devemos adotar o hábito para prevenir a gripe e também evitar o contágio de terceiros.
Vale ressaltar ainda que a maneira correta de usar a máscara é cobrindo o nariz e a boca por completo. Além disso, deve-se evitar tocar na parte externa ou puxar a máscara para baixo ao falar.
1. Vacine-se contra a gripe
Por fim, a forma mais eficaz de se prevenir contra a gripe é se vacinando. O imunizante utiliza o vírus desativado, incapaz de causar a doença, para estimular o corpo a produzir os anticorpos necessários para o tipo de gripe.
O objetivo da vacinação é reduzir a circulação do vírus e o número de hospitalizações, já que o Influenza pode estar relacionada a diversas de complicações, como a pneumonia. Portanto, vacine-se!
Para mais informações, busque por calendários e postos de vacinação do seu munícipio. Se você reside em São Paulo, acesse a página da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde do Estado de São Paulo.
Por isso, todas as medidas de prevenção e controle devem ser adotadas, sendo a vacinação, a maneira mais eficaz de prevenir a doença, aliada à estratégia de tratamento com antiviral e a adoção de etiqueta respiratória e hábitos saudáveis