CONHEÇA ALGUMAS CASTANHAS E SEUS BENEFÍCIOS PARA NOSSA SAÚDE

As castanhas, também conhecidas como oleaginosas, estão com tudo quando o assunto é boa alimentação. Elas equivalem a um lanche rápido e prático entre as refeições, podem ser consumidas puras, com iogurte ou outros acompanhamentos. E também caem muito bem nas receitas de bolos e pães.

Além de aplacar a fome, uma porção diária de castanhas garante um coração mais protegido, além de combater o envelhecimento precoce.

A seguir, conheça alguns tipos de castanhas e seus benefícios para a nossa saúde.

Castanha-de-caju: é fonte de gorduras saudáveis, que podem ajudar no controle do colesterol, além disso, também contém minerais, como ferro, cálcio e o zinco, essencial ao sistema antioxidante e imunológico.

Castanha-do-Pará: é rica em selênio, que possui alto poder antioxidante. Por isso, pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e diversos tipos de doenças, como câncer, além de fortalecer o sistema imunológico. Uma unidade de castanha-do-Pará por dia fornece a quantidade recomendada de selênio.

Nozes: contém, ômega-3 e 6, importantes para saúde cerebral e cardiovascular. É uma boa fonte de polifenóis e antioxidantes.

Amêndoas: fornece fibras, magnésio, cálcio, fósforo e vitamina E. Contém quantidades significativas de fitoesteróis, que auxiliam no controle do colesterol.

Avelã: rica em fibras e em gorduras que ajudam a reduzir o colesterol, a avelã ainda traz um gostinho de sobremesa para o seu lanche.

Macadâmia: é a mais rica em gordura monoinsaturada de todas, dando muita saciedade, além de ser considerada a mais saborosa.

Pistache: rico em antioxidantes, como vitamina A e vitamina E, também contém luteína em abundância e fitoesteróis, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Você pode consumi-las separadamente, mas consumir um combinado dessas oleaginosas é consumir quantidades consideráveis de fibras e proteínas, além da arginina, que ajuda a dilatar os vasos e melhorar a imunidade.
Só tome cuidado com a quantidade, os nutricionistas recomendam a ingestão diária de 30g, para não aumentar demais o consumo de gorduras e calorias. E também é bom lembrar que as castanhas não substituem o consumo de carnes, frutas e hortaliças, tão importantes em qualquer dieta alimentar.

Também vale lembrar que a indústria costuma acrescentar sal a esses produtos, quando vendidos como aperitivos. Aí, comer demais é dar um tiro no pé, pois o sódio em excesso é uma verdadeira bomba para as artérias. Então, na hora de comprar,  olhe bem os rótulos e dê preferência para as versões menos salgadas.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares