Saiba porque a diabetes emagrece e quais são os riscos.
| |

Diabetes emagrece? Fique atento ao sinal de alerta!

A perda de peso sem causa aparente pode ser um sinal de algo muito mais grave. Poucos sabem, mas pacientes com diabetes emagrece, sentem sede em excesso, apetite exacerbado e desejo constante de urinar.

Normalmente, relacionamos o excesso de peso aos problemas de saúde. Contudo, o emagrecimento não-intencional acompanhado de outros sintomas indicam que os níveis de glicemia estão acima do normal. Ou seja, esse é um dos principais indícios de que o diabetes está descompensada.

Sendo assim, veja a seguir porque a diabetes emagrece, quais os riscos e quais cuidados tomar ao notar a perda de peso sem motivo. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!

+ Para mais informações, acesse também: Sintomas da Diabetes – 10 Sintomas para ficar atento!

O que é diabetes?

O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue. Essa condição pode ocorrer quando há defeitos na secreção ou na ação da insulina, um hormônio produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM, diversas condições podem causar o diabetes. Contudo, boa parte dos casos estão relacionados ao Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2. Veja a seguir a diferença entre eles:

  • Diabetes Tipo 1 – Ocorre pelo resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico. Ou seja, pela formação de anticorpos do próprio organismo contra as células, levando a deficiência de insulina. Em geral, acomete crianças e jovens adultos, mas pode ser desencadeado em qualquer faixa etária.
  • Diabetes Tipo 2 – Este tipo representa aproximadamente 90% dos casos de diabetes. Surge quando há a produção de insulina, porém, sua ação está dificultada. Assim, caracteriza-se um quadro de resistência insulínica que leva a um aumento da produção de insulina para tentar manter a glicose em níveis normais. Geralmente está associada ao ganho de peso e obesidade, acometendo principalmente adultos a partir dos 50 anos. 
Diabetes pode ser causada

Em suma, a principal função da insulina no organismo é promover a entrada de glicose nas células de forma que ela possa ser aproveitada em diversas atividades celulares. Sendo assim, a falta ou o defeito na ação da insulina resulta, portanto no acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.



Quais são os sintomas da hiperglicemia?

Hiperglicemia é quando os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados e os seus sintomas mais comuns são:

  • Poliúria (excesso de urina) e a polidipsia (sede);
  • Dores, dormência, formigamento das pernas e pés;
  • Visão turva e embaçada;
  • Prurido nas regiões genitais também podem aparecer.

Além disso, para portadores da diabetes tipo 1, a hiperglicemia pode levar ao coma e à cetoacidose diabética. Já para pacientes diabéticos tipo 2, os sintomas são quase que imperceptíveis e a demora no diagnóstico pode ocasionar complicações como retinopatia, neuropatia, angiopatia, entre outros. 

+ Para saber mais, leia também: Risco de diabetes: Quais são os fatores de risco?

Porque o diabetes emagrece?

Além dos sintomas descritos a cima, quem sofre com o diabetes emagrece de forma repentina. Isso ocorre quando o organismo não possui energia o suficiente e ele necessita recorrer à outras fontes, como as reservas de gordura, propiciando a perda de peso não intencional.

A perda de peso ocorre frequentemente em pessoas com diagnóstico de diabetes tipo 1, mas pode afetar também pessoas com diabetes tipo 2.

Em outros casos, quando o açúcar no sangue está muito alto, os diabéticos tendem a urinar mais (poliúria), o que pode resultar na perda de peso através de um processo de desidratação.

Além disso, outra situação bastante comum é a destruição muscular devido os níveis de açúcares muito altos e por longos períodos, causando perda de peso prejudicial à saúde.



Quando buscar ajuda médica?

Qualquer perda de peso sem explicação, em pessoas com ou sem o diagnóstico da diabetes, pode ser um sinal de açúcar elevado no sangue ou outra doença grave. Portanto, deve-se investigar a causa.

Ou seja, pacientes que perderam de forma inexplicável mais de 5% do seu peso ou mais de 4,5kg em menos de 12 meses, devem consultar um médico. Além disso, deve-se redobrar a atenção para pessoas com 65 anos ou mais.

+ Para saber mais sobre o assunto, leia também: Diabetes é hereditário? Saiba qual a relação genética da doença.

Mas afinal, quem tem diabetes emagrece?

Nem sempre! Aproximadamente 90% das pessoas com diabetes tipo 2 têm sobrepeso ou são obesas. Além disso, cada paciente manifesta sintomas diferentes ou até mesmo, outras condições, além do diabetes podem causar a perda de peso.

Portanto, é fundamental estar atento a qualquer alteração aparente no ganho ou perda de peso sem motivo aparente e buscar a orientação médica imediata para então, iniciar o tratamento adeuado.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares