Entenda porque o diabetes faz urinar.
| |

Diabetes e urina: Por que diabetes faz urinar? Entenda esse e outros sintomas da doença

Os primeiros sintomas que surgem em quem tem diabetes é o excesso de urina, fome e cansaço. Por serem sinais poucos perceptíveis, a doença normalmente passa despercebida e faz com que o diagnóstico ocorra somente em estágios mais avançados. Mas você sabe por que o diabetes aumenta a quantidade de urina?

O diabetes é uma doença metabólica que atinge pelo menos 7% dos brasileiros e se caracteriza pela alta concentração de açúcar no sangue. Para controlar a doença, alguns indivíduos devem fazer o uso diário de medicamentos, o que ajuda a diminuir os sintomas do diabetes.

Por isso, para entender por que o diabetes causa aumento de urina e como o organismo responde a esse sintomas, criamos esse post explicativo. Veja a seguir e tire suas dúvidas!



Por que o diabetes aumenta a quantidade de urina?

Para quem tem diabetes, o excesso de urina é uma forma do organismo tentar eliminar o excesso de açúcar no sangue. Essa condição é chamada de poliúria e costuma ser um dos primeiros sintomas em grande parte dos pacientes.

Paciente com diabetes, quando estão com os níveis da glicose descontrolados, tendem a eliminar o açúcar pela urina.
Paciente com diabetes, quando estão com os níveis da glicose descontrolados, tendem a eliminar o açúcar pela urina.

No caso de pessoas saudáveis, toda a glicose que chega até os rins é absorvida de volta para o sangue. Contudo isso não acontece naturalmente em quem sofre com o excesso de açúcar na corrente sanguínea.

Quando a glicose está em quantidades maiores que 180mg/dL, por exemplo, os rins não conseguem filtrar tudo e tentam eliminar o excesso pela urina.

Como não é possível urinar açúcar puro, o órgão dilui a glicose em água para ajudar a removê-la do organismo. Isso quer dizer que, quanto maior for a concentração de glicose no sangue, maior será a perda de açúcar por meio de urina. Consequentemente, o volume de urina será maior ao longo do dia.

Como a diabetes faz urinar em excesso, o paciente acaba ficando desidratado e sentindo mais sede do que o normal. Assim, o corpo produz ainda mais urina e deixa o indivíduo mais desidratado. Esse sintoma tende a diminuir apenas com o tratamento do diabetes.

+ Para saber mais, leia também: Diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2

Por que o diabetes causa fome em excesso?

Outro sintoma bastante comum da doença é a fome exagerada mesmo após as refeições. Isso acontece devido à falta da produção de insulina ou pelo mau funcionamento do hormônio no corpo. Em ambos os casos, as células não recebem as quantidades de energia necessárias, já que grande parte da glicose não é aproveitada.

Sendo assim, o organismo acaba interpretando como se o paciente estivesse passando fome e não houvesse combustível para funcionar, aumentando a fome para tentar obter mais energia.

Por que o diabetes causa um aumento do cansaço?

Neste caso, a explicação do cansaço crônico causado pela diabetes pode ser a desidratação ou a incapacidade das células de receber a glicose, já que essa é a principal fonte de energia do organismo.

a falta de glicose nas células causa sensação de fadiga em pacientes diabéticos

Portanto, ao receber menos glicose que o necessário para funcionar, o corpo não consegue realizar as funções da forma que deveria, aumentando a sensação de fadiga ao decorrer do dia.



Por que o diabetes causa perda de peso?

Com a deficiência na produção de insulina, hormônio que também atua no armazenamento de gordura no organismo e na síntese de proteínas, o corpo não consegue armazenar a glicose em forma de gordura.

Assim, além de não ganhar peso, o paciente acaba perdendo massa corporal. Isso ocorre porque o organismo não consegue usar a glicose e precisa usar as gorduras e músculos do corpo, como forma de energia para conseguir funcionar.

Vale lembrar, que esse sintoma é mais recorrente na diabetes tipo 1, pois no tipo 2 a insulina ainda consegue usar uma parte da glicose como energia, enquanto o restante acaba sendo estocado como gordura. Sendo assim, os pacientes com diabetes tipo 2 tendem a ser obesos ou apresentam sobrepeso.

+ Para saber mais sobre o assunto, acesse também: Diabetes emagrece? Fique atento ao sinal de alerta!

Por que o diabetes causa mau hálito?

Ao deixar de receber a quantidade adequada de glicose, as células começam a usar a gordura do próprio corpo como fonte de energia, e acabam produzindo os chamados corpos cetônicos ou cetonas.

As cetonas são eliminadas ou pela urina ou pelos pulmões por meio da respiração. Isso explica um dos motivos do mau hálito em pacientes diabéticos.

De modo geral, esse hálito possui um odor mais adocicado e azedo, e tem o nome de hálito cetônico. O sintoma também é comum em pessoas que praticam o jejum intermitente prolongado ou fazem uma dieta muito restrita em carboidratos.

uma alimentação baixa em carboidratos também produz o hálito cetônico

Contudo, o mau hálito também pode estar associado às infecções das gengivas e dos dentes, que surgem com mais frequência em diabéticos, pois o sistema imunológico desses pacientes é mais debilitado.

Por que a diabetes causa visão embaçada?

Por fim, esse é um sintoma que surge quando os níveis de glicose já estão muito elevados e ocorre devido o inchaço do cristalino (lente dos olhos). Esse inchaço acaba modificando a forma e flexibilidade, o que diminui a capacidade de focar as imagens e gera uma visão turva.

O sintoma permanece até que a glicose volte aos níveis normais. Além disso, não possui relação com a retinopatia diabética, uma complicação oftalmológica que pode surgir em pessoas com diabetes.

+ Para mais informações, leia também: Problemas de visão relacionados ao diabetes: Quais são, o que causa e o que fazer?

Sendo assim, agora que você já sabe porque o diabetes causa o aumento da urina e outros sintomas, não deixe de consultar seu médico. Além disso, não se esqueça de realizar exames de rotina para prevenção da doença.

Diabetes na Farmadelivery

A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes.

Ou seja, se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a Farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!

Resumo: O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Veja 3  receitas para eliminar catarro
Veja 3 receitas para eliminar catarro
5 doenças comuns do tempo frio.
5 doenças comuns do tempo frio.
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Posts Similares