quarta-feira, fevereiro 24, 2021

O que pode machucar o bebê dentro da barriga?

Durante a gravidez uma das grandes preocupações das futuras mamães é fazer algo que pode machucar o bebê dentro da barriga. Afinal, como sabemos, ó feto é bastante frágil e até mesmo as mínimas coisas podem acabar afetando o pequeno dentro do útero, incluindo também o que a mãe come e bebe.

Embora os tombos e pancadas sejam as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem acabar interferindo na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Para tirar todas as suas dúvidas quanto a isso, separamos uma lista de coisas que podem ou não machucar o bebê enquanto ele ainda está dentro do útero. Veja a seguir!

O que pode machucar o bebê dentro da barriga?

Por possuir as articulações e ligamentos menos firmes, é muito comum vermos gestante sofrendo algum acidente que envolve quedas e pancadas na barriga. Porém, na maioria dos casos, tratam-se de acidentes leves que não apresentam riscos para o bebê, que está protegido pelo útero e pela bolsa de líquido amniótico.

Em casos de pancadas fortes no abdômen, no entanto, é possível que haja uma ruptura da bolsa, deslocamento de placenta e até mesmo morte do feto.

embora muitas mulheres não fazem o uso do cinto de segurança por pensarem que o acessório comprime a barriga e prejudica o bebê, o cinto deve ser usado sempre que a grávida andar de carro para evitar possíveis pancadas na região do abdômen
embora muitas mulheres não fazem o uso do cinto de segurança por pensarem que o acessório comprime a barriga e prejudica o bebê, o cinto deve ser usado sempre que a grávida andar de carro para evitar possíveis pancadas na região do abdômen

Por essa razão, além de tomar cuidado redobrado durante essa fase, as gestantes também devem fazer o uso do cinto de segurança. Diferente do que muitos acreditam, o acessório não comprime a barriga e nem é prejudicial para o bebê, sendo um equipamento de segurança importante que reduz os riscos de pancadas no abdômen em casos de acidentes mobilísticos.

Entretanto, existem outras situações que causam dúvida quando o assunto é machucar o bebê dentro da barriga, sendo elas:

Ultrassonografia transvaginal

Por ser um exame bastante invasivo, muitas mulheres têm receio de que o aparelho possa acabar machucando o feto e as ondas emitidas durante o procedimento possam ser prejudicial para a saúde do bebê. Porém, esse tipo de ultrassom não emite nenhuma radiação e pode ser feito em gestantes sem nenhum problema.

Em conjunto, o aparelho usado não é capaz de machucar o bebê, já que o colo do útero fica fechado exatamente para evitar que agentes externos possam entrar e acabar prejudicando o desenvolvimento do feto.

Além do mais, a ultrassonografia transvaginal é fundamental para monitorar a saúde do bebê durante os primeiros meses de gestação, já que é a única forma de poder analisá-lo e escutar o coração durante o primeiro trimestre.

Relações sexuais

Da mesma forma que a ultrassonografia transvaginal não apresenta riscos, o ato sexual também não é capaz de machucar o bebê dentro da barriga. Diferente do que acredita-se, o pênis não toca na cabeça do bebê nem mesmo nas últimas semanas, já que a proteção da bolsa e do útero não permitem que exista contato entre o órgão e o feto.

Dormir de bruços

Apesar da posição de bruços pode dar a impressão de estar “amassando o bebê”, a gestante pode dormir nessa posição até quando se sentir confortável. Afinal, o pequeno está bem protegido dentro do útero e não corre nenhum risco quando a mãe dorme nessa posição.

dormir de bruços na gravidez não é prejudicial para o bebê e a futura mamãe pode dormir nessa posição até quando se sentir confortável
dormir de bruços na gravidez não é prejudicial para o bebê e a futura mamãe pode dormir nessa posição até quando se sentir confortável

Normalmente, durante o 5º ou 6º mês a mulher já não consegue mais dormir com a barriga para baixo por conta do tamanho da barriga e da sensibilidade dos seios. Mas caso você acorde no meio da noite e esteja nessa posição não é necessário se preocupar, nem mesmo depois do 8º mês.

Roupas apertadas

Diferente de dormir de bruços, usar roupas apertadas pode acabar comprimindo o abdômen, o que resulta em uma compressão do útero, artérias, bexiga e veiais importantes.

Como resultado, a mãe poderá sofrer de complicações vasculares e até inchaço, levando à morte em casos mais raros. Para os bebês, comprimir o útero pode ocasionar dificuldade em receber nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical ou placenta e em casos mais graves, pode contribuir para um parto prematuro.

Atividades físicas

Desde que as atividades sejam leves e recomendadas por um especialista, a mãe poderá se exercitar sem prejudicar o bebê e podendo até mesmo promover diversos benefícios para a gestação como um todo. 

os exercícios na gravidez podem ser benéficos e não machucam o bebê na barriga, desde que feitos com orientação e supervisão médica
os exercícios na gravidez podem ser benéficos e não machucam o bebê na barriga, desde que feitos com orientação e supervisão médica

Algumas mães que possuem um condicionamento físico mais elevado e que estão habituadas com atividades mais intensas podem continuar a fazê-las desde que liberadas por um médico e com acompanhamento.

Só é necessário uma atenção a mais para evitar quedas durante a prática de atividades físicas, que podem ser graves e acabar comprometendo a saúde e bem estar do bebê dentro da barriga

Cosméticos

Embora possam parecer inofensivos, alguns cosméticos contam com produtos que conseguem atravessar a placenta e chegar até o feto, como é o caso da ureia. Em conjunto, como existe uma vasodilatação periférica durante a gestação, fazendo com que os vasos fiquem mais dilatados do que o normal, a pele tende a absorver qualquer produto em maiores quantidades.

Sendo assim, é fundamental que você consulte o seu médico antes de usar qualquer loção hidratante, ou então opte por aqueles que são feitos especialmente para as grávidas, como é o caso dos hidratantes Mustella. Afinal, durante a gestação é bastante comum o surgimento de estrias, que podem ser minimizadas com uma boa hidratação na área.

Tingir o cabelo

Seguindo a mesma lógica do tópico acima, alguns produtos químicos poderiam ser absorvidos em excesso pela grávida e chegar até a placenta, causando danos ao bebê. E as tinturas comuns podem conter componentes tóxicos que aumentam a má formação fetal como a amônia.

embora alguns especialistas permitam que os cabelos sejam tingidos depois do primeiro trimestre, no Brasil a recomendação é que sejam usadas apenas tintas sem amônia para evitar possíveis riscos ao feto
embora alguns especialistas permitam que os cabelos sejam tingidos depois do primeiro trimestre, no Brasil a recomendação é que sejam usadas apenas tintas sem amônia para evitar possíveis riscos ao feto

De acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, a pintura de cabelo é liberada após o primeiro trimestre. Porém, no Brasil a recomendação é que a gestante faça uso de produtos sem amônia, já que não se sabe a quantidade que seria segura para usar durante a gestação sem comprometer a saúde fetal.

Agora que você viu o que pode machucar o bebê dentro da barriga faça uma mudança de hábitos caso ainda use cosméticos, tinturas e roupas apertadas, lembrando-se de sempre conversar com o profissional que acompanha a sua gestação para analisar melhor o que é permitido caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto.

- Advertisment -

Most Popular

O que é colesterol? Conheça os tipos e quais sintomas cada um deles pode causar

O colesterol é conhecido especialmente por causar um acúmulo de gordura nas artérias e contribuir para que os pacientes sofram problemas sérios...

BCAA Black Skull: Para que serve, como tomar e onde achar

Muitas pessoas que buscam pelo BCAA Black Skull para, principalmente, alcançar o ganho de massa muscular. O problema, entretanto, é a grande...

Creatina Black Skull: Para que serve, como usar e qual o preço

A creatina Black Skull vem sendo muito procurada nos últimos tempos, bem como diversos outros suplementos. O motivo para isso é a...

Whey Black Skull: O que é, como funciona e onde comprar

Na hora de buscar por suplementos alimentares, o Whey Black Skull é o primeiro que vem à cabeça. Como arca respeitada que...