O que pode ser tosse seca – Causas e como tratar?
Para identificar o que pode ser tosse seca e suas causas, antes de tudo, é necessário entender o que é a tosse e qual o seu papel em nossa saúde.
A tosse é um importante mecanismo de defesa do organismo, que age expulsando agentes irritantes que chegam na garganta ou nas vias aéreas. Além disso, ela na verdade é um sintoma, que pode ser provocada por diferentes causas.
Assim, os irritantes estimulam as terminações nervosas que envia a informação aos músculos do diafragma e do abdômen que se contraem e tentam expulsar rapidamente o ar dos pulmões.
Ou seja, a tosse pode ser benéfica e, em alguns casos, não há necessidade de tratamento. Agora que você já sabe um pouco sobre o sintoma, veja o que pode ser tosse seca, suas causas e outras informações.
Para saber mais, leia também: 10 soluções caseiras para tosse seca.
O que é tosse seca?
A tosse seca não apresenta secreção e costuma ser consequência de estímulos irritantes, no entanto, ela também pode representar riscos.
Algumas possíveis causas são: alergia, asma, insuficiência cardíaca, enfisema pulmonar e, em casos mais graves, câncer de pulmão.
Tipos de tosse seca:
O sintoma pode ser classificado conforme a duração e pelo aspecto clínico. Veja:
- Aguda (dura até 3 semanas) – Principal causa é a infecção viral aguda das vias respiratórias superiores;
- Subaguda (dura entre 3 e 8 semanas) – Normalmente é resultado de sinusite bacteriana, asma ou infecção;
- Crônica (dura mais de 8 semanas) – As causas mais frequentes são asma, refluxo gastroesofágico (RGE). Também pode ser uma reação adversa a medicamentos ou ainda uma resposta a fatores ambientais como fungos.
Quais as causas mais comuns?
A reação da tosse pode ser desencadeada por algum desses fatores:
- Entrada de “corpos estranhos” nas vias respiratórias – Como, por exemplo, poeira e ácaros;
- Reações alérgica – Pode ser alergia a pelos de animais, pólen, pó e fungos;
- Inflamações respiratórias – Como quadros de rinite, sinusite, bronquite e asma;
- Infecções causadas por vírus, fungos ou bactérias;
- Tabagismo;
- Exposição a poluição
- Refluxo gástrico;
- Inalação de pequenos objetos.
Para mais informações, acesse também: Tosse que não melhora: O que pode estar acontecendo?
Quando se preocupar?
Como vimos, o sintoma pode estar relacionado a diversas causas, por isso, deve-se atentar quanto a duração da tosse. Assim, se durar mais de 3 semanas é necessário buscar ajuda médica.
Além disso, antes das 3 semanas, observe se surgem outros sintoma, pois com isso, pode-se descartar quadros de outras doenças do seu diagnóstico. Por exemplo, a tuberculose, além da tosse seca, apresenta cansaço excessivo, febre, falta de apetite, palidez, rouquidão e fraqueza.
Ou seja, observe e atente-se a qualquer mudança, tempo ou surgimento de outros sintomas com a tosse. Busque ajuda médica adequada e evite a automedicação.
Sendo assim, cuide da sua saúde da melhor forma, acesse o site da Farmadelivery e encontre diversos produtos e medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe, alergias e outros problemas que podem desencadear a tosse seca. Aproveite.