segunda-feira, abril 12, 2021

10 soluções caseiras para tosse seca

A tosse seca é um dos sintomas mais comuns e incômodos em gripes e resfriados, e também em crises alérgicas. Para solucionar esse problema algumas pessoas recorrem a soluções caseiras para tosse seca, que ajudam a aliviar o sintoma e impedem que ele persista por mais dias.

É importante ressaltar, porém, que você sempre deve seguir as recomendações de um especialista, que são prescritas de acordo com a causa da tosse. No entanto, junto a essas recomendações, algumas dicas caseiras ajudam a evitar o desconforto causado pelo sintoma e ainda contribuem para que ele desapareça mais rápido.

Veja a seguir quais são as principais soluções caseiras para tratar o problema.

1- Inalação com hortelã, eucalipto e pinheiro

As inalações são excelentes soluções caseiras para tosse seca e também para a congestão nasal, principalmente aquelas que são feitas com ervas calmantes e expectorantes. Alguns exemplos são o hortelã, pinheiro e eucalipto, que ajudam a eliminar o muco e também atua em quadros de tosse com catarro.

o hortelã é uma erva natural com ação expectorante, que auxilia a aliviar a tosse seca
o hortelã é uma erva natural com ação expectorante, que auxilia a aliviar a tosse seca

Para fazer a inalação você pode usar um inalador, que garantirá que o efeito seja mais eficaz, ou um balde com água quente e uma toalha. No segundo caso, basta esquentar a água, adicionar as folhas das ervas e colocar em frente de uma cadeira. Em seguida, sentar-se e colocar uma toalha na cabeça de modo que o vapor venha direto à direção do nariz e não saia para os lados.

Fique atento apenas para evitar o excesso das plantas, que podem causar uma irritação no nariz e garganta, tendo um efeito contrário ao esperado.

2- Chá de gengibre com mel e abacaxi

O gengibre é uma espécie de raiz que conta com propriedades antibacterianas e antivirais, além de ser um anti-inflamatório natural. Isso faz com que o consumo do chá em crises de tosse seca ajude na hidratação das cordas vocais, o que diminui os episódios de tosse. 

Para potencializar o efeito do chá, ainda é possível adicionar mel, uma substância que protege as mucosas da garganta e diminui a irritação local, usado antigamente como remédio natural para tratar esse e outros sintomas da garganta.

O abacaxi, por sua vez, é anti-inflamatório e fonte de vitamina C, que ajuda a estimular a resposta imunológica do organismo contra gripes e resfriados, além de atuar amenizando a tosse seca.

O  chá pode ser ingerido de 2 a 3 vezes por dia durante 3 dias para melhora do sintoma.

3- Suco de guaco com cenoura

O guaco é uma erva medicinal usada com frequência como remédio para tosse, já que melhora a respiração e combate gripes e resfriados, graças a sua ação anti-inflamatória. A cenoura, por sua vez, é rica em betacarotenos, antioxidantes que potencializam a ação do guaco.

além de ser rica em vitamina C, a cenoura ainda conta com antioxidantes naturais
além de ser rica em vitamina C, a cenoura ainda conta com antioxidantes naturais

Vale lembrar, porém, que essa erva não é indicada por mulheres com fluxo menstrual intenso nem para gestantes, já que tem uma ação anticoagulante no organismo. Isso quer dizer que quem usa anticoagulantes também deve evitar consumir o chá da planta.

Ademais, o chá de guaco deve ser consumido com cautela por todos os indivíduos por gerar reações adversas como vômito e diarréia quando consumido em grandes quantidades.

4- Chá de urtiga

A urtiga é uma planta com componentes nutricionais adstringentes, diuréticos e anti-histamínicos, que alivia os sintomas da tosse seca e com catarro também causadas por crises alérgicas. O chá pode ser consumido diariamente durante 3 a 4 dias para aliviar os sintomas.

5- Canela

A canela é uma especiaria que pode ser usada como uma das soluções caseiras para tosse seca, já que tem ação bactericida, antiviral e antioxidante. Atrelado a isso, a canela ainda tem efeito expectorante e secante nas mucosas, o que ajuda a aliviar os sintomas de tosse seca logo nos primeiros dias.

a canela é uma especiaria com ação antiviral e bactericida
a canela é uma especiaria com ação antiviral e bactericida

Para uma ação mais potente, a especiaria pode ser consumida por meio de chás, que devem ser evitados por gestantes por provocar contrações uterinas, que podem prejudicar a gestação.

6- Alcaçuz

O alcaçuz é uma raiz muito encontrada em alguns tipos de doces e guloseimas por ter um sabor característico adocicado. No entanto, também é uma raiz medicinal que pode ajudar a aliviar os sintomas de tosses secas, gripes e resfriados.

Isso porque a planta tem uma substância chamada de glicirrizina, uma espécie de sedativo que atua na mucosa da traquéia amenizando o incômodo causado pela tosse seca.

Normalmente a raiz é consumida por meio de chás para uma ação mais potente.

7- Agrião

Apesar de ser uma espécie de folhas usadas em saladas, o agrião é um vegetal bastante eficiente para combater a tosse seca em forma de chá, levando em conta que é rico em gluconasturcósido, uma substância com ação antibacteriana. A folha ainda é rica em ferro, vitaminas A e C e potássio, que fortalecem o sistema imune.

Clique aqui para saber mais sobre como fortalecer o sistema imunológico

8- Chá de amor-perfeito

Considerada uma espécie de erva consumida por meio de chás, o amor-perfeito oferece propriedades calmantes e também atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico.

a flor possui propriedades calmantes que ajudam a diminuir a tosse seca
a flor possui propriedades calmantes que ajudam a diminuir a tosse seca

Dessa forma, o chá da planta é uma das soluções caseiras para tosse seca que mais surte efeito, e pode ser usado diariamente para amenizar o incômodo.

9- Chá de alteia

Conhecida popularmente como malva-branca, malvaísco, malva-do-pântano ou malvarisco, a planta é um anti-inflamatório e sedativo natural que atua nas mucosas da garganta diminuindo a irritação.

10- Tomilho

Usado como tempero para carnes, o tomilho é um anti-espasmódico que elimina o catarro e alivia a congestão nasal. Além disso, ainda age na inflamação e dor da garganta, aliviando a tosse seca e irritação local. Pode ser consumido em forma de chá para resultados mais eficazes.

além de ser usado em temperos, o tomilho pode ser consumido em forma de chá para diminuir o incômodo da tosse seca
além de ser usado em temperos, o tomilho pode ser consumido em forma de chá para diminuir o incômodo da tosse seca

Depois de ver 10 soluções caseiras para tosse seca, use nossas dicas em conjunto ao tratamento recomendado por um médico para garantir que o sintoma desapareça mais rápido.

Remédios e Xaropes para Tosse

Está com aquela tosse seca chata? Talvez um xarope possa aliviar essa sensação ruim e te deixar mais disposto para enfrentar o dia a dia. Então aproveite e confira as ofertas que a Farmadelivey tem em remédios e xaropes para tosse!

- Advertisment -

Most Popular

Quando o triglicérides é considerado alto e quais os riscos para a saúde

Os triglicérides são lipídios produzidos pelo nosso próprio organismo assim como o colesterol. No entanto, quando estão em níveis elevados no sangue,...

Qual a diferença entre hipertensão e pressão alta?

A hipertensão é uma condição de saúde em que o paciente sofre com picos da pressão arterial de forma recorrente, podendo causar...

Os 11 alimentos mais indicados para baixar a pressão para incluir na dieta hoje mesmo

Um dos assuntos mais falados quando falamos sobre hipertensão são os alimentos ricos em sódio como os industrializados, congelados e fast foods....

10 Sintomas de Hipertensão para você ficar de olho

A hipertensão é uma doença caracterizada pelo aumento recorrente da pressão arterial, e hoje atinge cerca de 25% da população brasileira. Apesar...