Por que a ansiedade reduz a imunidade?

0
543
ansiedade reduz a imunidade
ansiedade reduz a imunidade

Você alguma vez notou que após períodos de estresse nosso organismo fica mais suscetível a desenvolver infecções e inflamações? Isso acontece porque algumas das nossas emoções acabam contribuindo para que a nossa imunidade seja fragilizada, como é o caso da ansiedade. Mas você sabe por que a ansiedade reduz a imunidade?

Mesmo mantendo hábitos saudáveis como uma alimentação rica em vegetais e frutas e prática de atividades físicas regulares, passar por períodos que deixam nossas emoções fora do controle pode fazer com que seja mais fácil vírus e bactérias chegarem ao nosso organismo.

Confira a seguir por que essas emoções deixam a imunidade frágil!

Por que a ansiedade reduz a imunidade?

A ansiedade é uma situação que pode ser considerada como um desgaste geral do organismo. Esse desgaste é desencadeado por situações que nos excitam, amedrontam, irritam ou até mesmo nos fazem muito feliz.

Cupom de Desconto Farmadelivery
alguns estudos mostram que enfrentar situações que nos despertam emoções como a ansiedade pode fragilizar o nosso sistema imune
alguns estudos mostram que enfrentar situações que nos despertam emoções como a ansiedade pode fragilizar o nosso sistema imune

Alguns estudos demonstram que a ansiedade possui uma relação complexa com o sistema imune e acaba enfraquecendo-o. Isso acontece porque nossa imunidade sofre grande influência do sistema endócrino e nervoso, que produzem hormônios de acordo com cada estímulo do organismo.

Ou seja, quando estamos bem, nosso organismo funciona de uma forma mais equilibrada, mas ao passar por períodos de ansiedade e estresse, a tendência é que hormônios sejam produzidos de forma excessiva, o que desregula a imunidade.

Como esses hormônios influenciam na imunidade?

Ao sermos expostos a uma carga emocional a produção de hormônios fica descontrolada, afetando diretamente as células de defesa e todas as suas funções orgânicas. A ansiedade, por exemplo, produz o hormônio cortisol, que atua tentando eliminar esse tipo de desconforto emocional.

No entanto, para que isso aconteça e a inflamação natural do corpo seja reduzida, o corpo se torna resistente ao próprio cortisol, causando um estado de inflamação crônico. Como resultado, a função do sistema imunológico fica comprometida e fragilizada, impedindo que ele seja capaz de combater as bactérias e vírus.

Como combater a ansiedade?

1- Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas aumenta a produção da serotonina, uma substância que contribui para a sensação de prazer em nosso organismo. Uma corrida, caminhada ou algumas horas de natação ou dança podem ser o suficiente. Além de trabalhar a mente, a prática ainda ajuda no corpo e na meditação ativa. 

Em conjunto, a prática de exercícios ainda contribui para o fortalecimento do sistema imune.

Leia também O que melhora a imunidade?

2- Inclua alimentos com triptofano em sua dieta

A ansiedade pode ser controlada com alimentos ricos em triptofano como a banana e o chocolate, já que esse aminoácido é um precursor da serotonina. No entanto, você ainda pode ingerir o triptofano por meio de suplementos, desde que indicado por um especialista.

A taurina e glutamina, que também são aminoácidos, são outras substâncias benéficas para trabalhar o problema, já que tendem a auxiliar no aumento da disponibilidade do GABA, um neurotransmissor usado pelo organismo para controlar a ansiedade.

3- Tome chás

O chá de camomila, por exemplo, é rico em agentes calmantes e funcionam como sedativo e relaxante.

o chão de camomila é um calmante natural que contribui para um maior relaxamento
o chão de camomila é um calmante natural que contribui para um maior relaxamento

Com isso, a ansiedade pode ser controlada mais facilmente. Outros chás que costumam atuar como calmantes são:

  • valeriana;
  • melissa;
  • passiflora.

4- Mantenha o foco no presente

Ao pensar demais no futuro sem direcionamento você acaba se perdendo nas ideias e desenvolvendo uma piora no quadro de ansiedade. Ao manter a mente integralmente dedicada ao presente, você consegue analisar, julgar e agir, o que ajuda a controlar os sintomas do quadro.

5- Organize seus pertences e objetivos do dia a dia

Viver em meio a uma bagunça faz com que você gaste muito tempo tentando encontrar o que precisa, dificulta sua sensação de bem-estar, contribui para o acúmulo de itens sem utilidade e acaba criando sentimentos de ansiedade.

Ao trabalhar, estudar e até viver em ambientes mais organizados você consegue equilibrar as emoções, além de manter a sua mente ocupada, sem tempo de pensar em outros assuntos como o futuro, por exemplo.

6- Dedique um pouco do seu tempo para cuidar de você mesmo

Reservar um tempo do dia para você e escutar suas reais necessidades ajuda no controle da ansiedade. Isso quer dizer não somente cuidar da alimentação, mas também fazer alguns procedimentos estéticos que façam com que você se sinta melhor consigo mesmo, ou hobbies como ler livros, assistir séries, ouvir músicas etc.

7- Cuide dos seus pensamentos

Ter atenção aos tipos de pensamento que você possui é um passo importante para controlar no seu humor. Avalie suas ideias e evite filmes mentais de assuntos sem resolução e negativos. Ao invés disso, invista em pensamentos leves e positivos e veja o mundo de uma forma que lhe proporcione sensações de relaxamento e bem-estar.

8- Faça atividades relaxantes antes de dormir

Leia um livro ou até mesmo medite. Isso fará com que você evite agitação, desgaste e preocupações antes de ir para cama.

fazer atividades relaxantes antes de deitar pode ajudar a diminuir a ansiedade
fazer atividades relaxantes antes de deitar pode ajudar a diminuir a ansiedade

Com isso, a noite de sono tende a ser mais calma e relaxante, e você consegue dar mais um passo em direção ao controle da sua ansiedade.

9- Confie em si mesmo

Depois de mudar os tipos de pensamento, é importante que você comece a confiar mais em si e nas suas decisões. Confiar mais em suas ações faz com que você consiga lidar melhor com a ansiedade, o que também lhe ajudará a evitar pensamentos comoulaivos de que poderia ter feito melhor ou de outra maneira.

Depois de ver por que a ansiedade reduz a imunidade, tome algumas iniciativas que contribuam para reduzi-la. Em conjunto, também é importante procurar ajuda de especialistas para verificar a necessidade de suplementos vitamínicos para melhorar o sistema imune, e algum medicamento para controlar os sintomas do quadro.

Confira nossas ofertas de suplementos e polivitamínicos aqui na Farmadelivery!