Mulher colocando uma pequena quantidade de hidratante na mão para aplicar na pele sensível no inverno.

Por que a pele fica sensível no frio? Quais cuidados tomar?

O inverno chegou e isso exige alguns cuidados específicos com o nosso corpo por conta das pequenas mudanças que o clima causa nele. A principal delas, é a pele sensível causada pelo frio.

Contudo, essa alteração na pele não é ocasionada somente pelo clima frio, como também pela falta de cuidados e algumas práticas diárias que podem reduzir a hidratação da derme.

Por isso, é fundamental entender as características da pele sensível, as causas que prejudicam a saúde da pele e quais cuidados devemos tomar no inverno. Leia o conteúdo até o final e tire suas dúvidas!

+ Para saber mais sobre o Clima e Pele, veja também: Calor, frio e pele: Como o clima influencia na saúde da pele?

O que é pele sensível?

A nossa pele possui uma barreira de proteção natural que impede a entrada de bactérias e substâncias nocivas. Sendo assim, a barreira cutânea é a responsável por prevenir quadros de inflamações e infecções, além de evitar a perda de água e a desidratação da pele.

Portanto, nesse contexto, a pele sensível acontece quando essa barreira está prejudicada. Ela se caracteriza por sensações desagradáveis e pode ocorrer por fatores externos, internos ou até mesmo genético.

Além disso, a pele sensibilizada pode acometer desde bebês a idosos e, independente da pessoas ter a pele seca, mista ou oleosa, pode desenvolver a pele sensível.



Quais a características?

Como foi dito anteriormente, a sensibilidade na pele pode aparecer em qualquer idade e fase na vida. Contudo, entre as principais sinais e sintomas do problema destacam-se:

  • Vermelhidão, erupções e coceira;
  • Inflamação, inchaço, ardor ou formigamento;
  • Ressecamento, escamação ou aspereza;
  • Em alguns casos, a pessoa pode desenvolver dermatites.

Esse tipo de pele costuma ser mais fina e mais frágil. Portanto, é mais suscetível a reações alérgicas.

Vale ressaltar que, essa sensibilidade pode acontecer com a pele do rosto, lábios e principalmente com a pele do restante do corpo. Por isso, é necessário garantir os cuidados em geral.

+ Para saber mais sobre a Pele no Inverno, acesse também: Como fica nossa pele no inverno? Veja 5 Dicas de cuidados para cuidar da pele!

Por que no frio a pele fica sensibilizada?

São diversos os fatores que influenciam na saúde da pele provocando a sensibilidade, mas a mudança climática é um dos agentes que mais influenciam no aparecimento da pele sensível no frio. Isso ocorre porque com as baixas temperaturas, nosso organismo sofrer com alterações no metabolismo, deixando a pele mais seca.

Além disso, com as mudanças bruscas de temperatura ocorre a liberação da histamina na pele. Conhecida como molécula da coceira, a histamina provoca sensações de formigamento ou coceira e dilata os vasos sanguíneos, causando vermelhidão na pele.

Outro fator determinante são nossos hábitos diários. Por exemplo, os banhos longos com água quente, com sabonetes e produtos inadequados, são capazes de removerem a camada de gordura que protege a pele. Outro exemplo, é o uso regular de ar-condicionado ou aquecedores que alteram a umidade do ar e podem impactar na saúde da pele.

Ainda, a má alimentação e o pouco consumo de água também tem grande influência sobre os casos de pele sensível no frio. Ambos podem alterar a hidratação natural da pele, mudando suas aparência e textura.



Quais cuidados devemos tomar?

Apesar de alguns casos serem necessários consultar um profissional da saúde para melhor orientação, alguns cuidados podem ajudar a evitar os problemas de pele relacionados ao frio. Veja a seguir:

  1. Prefira tomar banho com água morna ou quente por no máximo, 10 minutos;
  2. Opte por realizar a limpeza da pele com produtos leves, com formulações livres de álcool, perfumes e compostos químicos;
  3. A hidratação também é fundamental. O uso correto e regular de hidratantes impede o ressecamento pele, além de proteger a barreira cutânea;
  4. Por fim, e não menos importante, use filtro solar. Engana-se quem acha que o produto deve ser utilizado somente no verão. Estamos constantemente expostos aos raios ultravioletas, e para quem tem a pele sensível o protetor é mais que essencial.

+ Para saber mais sobre Pele, leia também: Ressecamento da Pele – O que fazer para evitar?

Agora que você já sabe porque a pele fica sensível no frio, não deixe de garantir todos os cuidados necessários. Portanto, inclua alguns dos cuidados a cima em seu dia-a-dia.

Além disso, busque a orientação de um médico Dermatologista para mais informações sobre os cuidados com a pele no inverno.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Melhor expectorante: Veja 5 opções para se livrar do catarro!
Melhor expectorante: Veja 5 opções para se livrar do catarro!
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar

Posts Similares