Qual a diferença entre protetor labial e manteiga de cacau?
Quando falamos sobre proteger a pele do rosto, seja com loções e protetores solares, muitas pessoas se esquecem de aplicar algum produto específico para os lábios que proteja contra o sol e também contra o ressecamento. Na hora de escolher a melhor opção, a principal dúvida em quem deseja cuidar da saúde dos lábios é entre o protetor labial e manteiga de cacau: qual será a melhor opção para o dia a dia?
Diferente do que se imagina, nossos lábios estão expostos a diversos fatores e agentes externos que acabam prejudicando a saúde da região, deixando-os ressecados e descamados. Além do sol, a poluição, umidade baixa do ar e até o vento podem prejudicar a estrutura dos lábios, sendo necessário usar produtos específicos diariamente para proteger a saúde da região.
Pensando nisso, separamos um post explicando mais sobre a diferença entre protetor labial e manteiga de cacau para tirar todas as suas dúvidas. Confira!
+ Para saber mais sobre Lábios, veja também: Conheça 5 Dicas para hidratar os lábios no inverno!
O que é protetor labial?
O protetor labial é um produto encontrado em farmácias que na maioria dos casos é formulado com geléia de petróleo, chamado popularmente de vaselina. O composto é conhecido por ser altamente capaz de hidratar e impedir que a superfície em que ele é aplicado perca a umidade, o que evita que os lábios ressequem.
Porém, algumas marcas já oferecem protetores labiais considerados naturais, sendo compostos de ingredientes como:
- Óleo de gergelim;
- Abacate;
- Amêndoas;
- Gérmen de trigo;
- Azeite.
Sua principal função é proteger os lábios contra o ressecamento especialmente no outono e inverno. Apesar do nome, o protetor labial não necessariamente oferece proteção contra os raios de sol, a menos que tenha em sua fórmula o fator de proteção (FPS).
O que é manteiga de cacau?
A manteiga de cacau, por sua vez, é a gordura removida da semente do cacau durante o processo de fabricação do chocolate. Graças ao seu grande efeito de selagem dos lábios, usa-se o produto para proteger a pele de possíveis rachaduras. Porém, sua formulação não é capaz de hidratar os lábios, a menos que seja combinada com outros ingredientes.
Qual a diferença entre protetor labial e manteiga de cacau?
A manteiga de cacau não conta com glândulas sebáceas ou recursos necessários para uma reconstrução celular ativa, fazendo com que o processo de hidratação seja mais lento. Por isso, o ingrediente é excelente para quem deseja proteger os lábios que ainda estão saudáveis, e pode ser usado diariamente para evitar que os lábios rachem com a baixa umidade ou com o vento.
A manteiga de cacau ainda é rica em fitoquímicos, tornando-a uma ótima aliada para quem também deseja proteger os lábios dos raios solares.
Enquanto isso, o protetor labial tem uma função similar, tendo como diferença um poder de hidratação um pouco maior em alguns casos. Essa hidratação, porém, normalmente não é o suficiente para quem tem lábios ressecados e precisa repor os nutrientes de forma mais intensa.
Para tratar o ressecamento dos lábios o mais indicado é optar por um lip balm.
Vale lembrar que muitos protetores labiais levam a manteiga de cacau como ingrediente principal.
O que é lip balm?
O Lip Balm é uma espécie de hidratante que na maioria das vezes não tem coloração e é formulado especialmente para recuperar a saúde dos lábios.
Além da manteiga de cacau, esse produto leva também vitamina C e cera de abelha, tendo também propriedades cicatrizantes para selar a umidade e proteger os lábios de agressões externas enquanto recupera o ressecamento e hidrata a região.
Pela sua formulação com mais ingredientes hidratantes do que o protetor labial comum, o lip balm costuma ser mais potente e recomenda-se para quem deseja cuidar dos lábios que já foram danificados pelo vento e baixa umidade, ou que deseja repor os nutrientes e água perdidas todos os dias para garantir que a região esteja sempre saudável.
+ Para saber mais sobre Lip Balm, leia também: Qual a diferença entre protetor labial e hidratante labial?
Aplicar protetor labial diariamente deixa os lábios mais saudáveis?
Apesar de contribuir para lábios mais saudáveis e hidratados, ainda é necessário aplicar esfoliantes específicos para remover a pele morta, famosas “pelinhas” que muitas pessoas removem sem usar nenhum tipo de produto e acabam lesionando a região.
O mais indicado é aplicar um esfoliante específico para os lábios, já que esses cosméticos são formulados com ativos menos agressivos, e esfoliar delicadamente todo o lábio para remover as peles que estão soltando devido ao ressecamento.
Esse procedimento deve ser feito uma vez na semana, e o protetor labial deve ser usado diariamente para evitar que a pele da região volte a ressecar.
Em conjunto, você ainda deve aplicar um lip balm ou hidratante labial todas as noites antes de dormir na sua rotina de cuidados com o rosto.
O que fazer quando o lip balm não resolve o problema?
Em casos severos, a recomendação é procurar ajuda com um dermatologista para verificar a necessidade de pomadas com ácido hialurônico para hidratar a região de forma mais profunda, ou aplicar Bepantol para umedecer a pele dos lábios.
Normalmente isso acontece quando os lábios já estão muito ressecados e rachados, e apenas um hidratante labial não consegue resolver o problema e devolver a umidade necessária para as camadas da pele.
Depois de ver qual a diferença entre protetor labial e manteiga de cacau você já pode escolher um protetor que lhe auxilie a cuidar dos lábios e evitar que eles ressequem. Lembre-se de junto a isso usar produtos hidratantes como o lip balm para garantir que a região esteja sempre hidratada e fazer uma esfoliação semanal para remover a pele morta e garantir lábios macios e saudáveis.
+ Para saber mais sobre Lábios Rachados, leia também: Boca rachada – Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Agora que você já sabe as diferenças entre protetor labial e manteiga de cacau, não deixe de incluir esses itens ao seu dia a dia. Além disso, consulte seu dermatologista sobre isso e tire suas dúvidas sobre cuidados com a pele do seu rosto.