Saiba o que é ansiedade e outras curiosidades sobre a condição.

Sintomas de ansiedade e sinais para se atentar!

Entende-se por ansiedade um conjunto de doenças psiquiátricas que provocam o excesso de preocupação ou o pensamento constante de que algo de ruim irá acontecer. Alguns dos sintomas de ansiedade mais comuns são o nervosismo, medo e preocupação.

Em algum momento da vida, você já experimentou o sentimento da ansiedade em algum momento do dia. Contudo, certas pessoas convivem com essa reação de forma mais frequente e intensa, o que pode comprometer seu bem-estar e saúde emocional.

Em adultos, a ansiedade pode surgir como resposta a situações de estresse, como por exemplo, fazer uma entrevista de emprego. Além disso, crianças também podem manifestar sintomas de ansiedade, mas elas costumam ter mais dificuldade para explicar o que estão sentindo. 

A condição pode dificultar as realização de algumas tarefas, e por isso, é fundamental identificar os quadros de ansiedade. Portanto, confira mais detalhes sobre o sintomas de ansiedade e outros sinais para ficara tento. Boa leitura! 

+ Para saber mais sobre o assunto, veja também: O que é saúde mental?

O que é ansiedade?

A ansiedade é um estado onde prevalece a incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança, como uma reação comum diante determinadas situações.

Em níveis adequados, o sentimento pode proporcionar uma motivação pessoal e profissional. Contudo a ansiedade em excesso pode provocar paralisia, inquietude e perturbação.

A ansiedade é que uma reação normal do corpo diante de eventos futuros.
A ansiedade é que uma reação normal do corpo diante de eventos futuros.

O termo possui inúmeras definições, podendo ser vista como uma angústia, perturbação de espírito, medo eminente, sensação de estar em perigo, entre outros sinônimos. Em termos técnicos, a ansiedade é um fenômeno que pode se tornar patológico, ou seja, prejudicial ao funcionamento mental e corporal.

Especialistas indicam que o distúrbio está relacionado ao funcionamento do organismo e às experiências de vida. Sendo assim, o indivíduo pode sofrer com a ansiedade sem nenhuma razão, ou apresentar os sintomas às vezes, mas de forma muito intensa.

Quais as características do transtorno de ansiedade?

O transtorno de ansiedade é muito diferente do medo e dos sintomas de ansiedade comuns. Isso porque, normalmente eles ocorrem de forma excessiva e persistem por longos períodos.



Quais as causas do transtorno de ansiedade?

Não existe uma causa completamente conhecida para a ansiedade, contudo, alguns fatores podem desencadear a sensação. Veja a seguir alguns dos fatores de risco que podem desencadear o quadro:

  • Genes específicos ligados à ansiedade podem provocar alterações em neurotransmissores e áreas específicas no cérebro responsáveis pelas emoções, como o sistema límbico;
  • Fatores ambientais como o local de trabalho muito estressante e conflitos familiares podem provocar estresse e ansiedade;
  • Tipo de personalidade que tem uma base ansiosa, coloca o indivíduo em risco de desenvolver um transtorno;
  • O sexo e gênero também pode influenciar. Estudos indicam que mulheres apresentam mais chances de desenvolver um transtorno de ansiedade;
  • Por fim, eventos de alto impacto emocional, como por exemplo situações de abuso, são fatores de risco que geram ansiedade, pelo medo de se repetir.
Estudos sugerem maior gravidade de sintomas e maior prejuízo funcional dos quadros de ansiedade em mulheres.
Estudos sugerem maior gravidade de sintomas e maior prejuízo funcional dos quadros de ansiedade em mulheres.

Em outros casos, a ansiedade pode ser desencadeada também por doenças como a asma, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares ou psiquiátricas. Além disso, o uso de determinados medicamentos ou substâncias também podem desencadear os sintomas de ansiedade.



Quais os sintomas de ansiedade?

Assim como as causas, os sintomas de ansiedade são diversos e podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, existem algumas sensações comuns entre os pacientes, e por isso, vale a pena estar atento a eles:

  • Respiração ofegante e falta de ar;
  • Palpitações e dores no peito;
  • Fala acelerada;
  • Vontade de roer as unhas;
  • Sensação de tremor, agitação e dormência nas pernas e braços;
  • Tensão muscular e suor frio;
  • Tontura e sensação de desmaio;
  • Enjoo e vômitos;
  • Nervosismo, irritabilidade e inquietação constante;
  • Enxaquecas;
  • Boca seca e hipersensibilidade de paladar;
  • Alterações de sono;
  • Preocupações em excesso;
  • Desequilíbrio dos pensamentos e dificuldade de concentração;
  • Medo constante e enxergar perigo em tudo;
  • Sensação de que vai perder o controle ou que algo ruim vai acontecer;
  • Sensação de ser um observador externo da própria vida (despersonalização);
  • Sentir-se desconectado de seus ambientes (desrealização).
  • Medo de falar em público;
  • Perfeccionismo e pensamentos obsessivos;
  • Apetite desregulado e problemas digestivos.

Vale salientar que, nem sempre a ansiedade representa algo de ruim, mas o problema ocorre quando há a perda de controle e a duração desse sentimento bem como não ter o controle da situação.

Existem outros sintômas mais graves da ansiedade como crise de pânico e toc poe exemplo mas eles podem ocorrer caso a caso.

+ Para saber mais, leia também: Terapia psicológica: Quando buscar ajuda médica?

Como identificar uma crise de ansiedade?

Uma crise ou ataque de ansiedade ocorre quando o corpo apresenta sintomas como angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo o descontrole sobre a situação. Além disso, é comum que a pessoa em crise de ansiedade sinta falta de ar, inquietude, boca seca, medo e sensação de desmaio.

Esses sintomas por serem considerados comuns, é normal que eles sejam confundidos com outros problemas de saúde, como uma crise de pânico ou até mesmo infarto. Por isso, é muito importante estar atento e buscar ajuda médica imediatamente.

O tratamento eficaz e o acompanhamento médico, são imprescindíveis para obter-se melhores resultados.
O tratamento eficaz e o acompanhamento médico, são imprescindíveis para obter-se melhores resultados.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito levando em consideração o histórico do paciente após uma criteriosa avaliação clínica. Em alguns casos casos, se faz necessário a realização de exames já que os sintomas podem ser comuns a várias outras condições.

O controle da ansiedade requer tratamento específico, por isso é fundamental estabelecer o diagnóstico exato da condição.

O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos indicados pelo psiquiatra que atuam na redução de alguns dos sintomas, além de fazer acompanhamento com o psicólogo.

O que achou do nosso conteúdo? Te ajudou a entender sobre como identificar os sintomas de ansiedade? Compartilhe com a gente nos comentários.

Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares