Veja quais doenças podem causar a tosse seca com chiado.
| |

Tosse seca com chiado no peito – O que pode ser?

A tosse seca acompanhada de chiado no peito costuma ser sinal de alguma doença respiratória, por isso surge essa condição com um som bastante característico.

Normalmente, esses sintomas ocorrem quando há um estreitamento ou inflamação das vias aéreas, dificultando a passagem do ar e, assim, causa o chiado.

Além disso, o chiado pode indicar também algum problema cardíaco. Essa condição pode facilitar o acúmulo de líquidos no pulmão, dificultando a passagem do ar nas vias aéreas.

Ou seja, a tosse seca com chiado está quase sempre relacionada com algum problema de saúde. Portanto, recomenda-se consultar um médico para entender a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

+ Aproveite, leia também: Tosse seca: 4 Dicas de remédio caseiro simples de fazer.

Por que e o que causa a tosse seca com chiado no peito?

Antes de tudo, é importante saber que a respiração normal deve ser tranquila e silenciosa, com suave uma expansão do tórax durante a inspiração. Assim, quando ocorre qualquer alteração, pode indicar uma dificuldade respiratória.

O chiado no peito pode estar associado a dificuldade respiratória.
O chiado no peito pode estar associado a dificuldade respiratória.

Os chiados no peito se caracteriza por um som de assobio contínuo, que é provocado por contrações da musculatura dos brônquios, chamado de broncoespasmos.

Isso faz com que ocorra um estreitamento das vias respiratórias, dificultando a respiração. Assim, provoca o estreitamento dos brônquios que causa o chiado no peito. Veja a baixo, quais doenças podem estar por trás desse sintoma.

As 6 Principais causas da tosse seca com chiado.

1. Asma

A asma é uma doença das vias aéreas que causa dificuldade para respirar. A condição é causada, na maioria das vezes, quando a pessoa fica exposta a pelos de animais ou poeira.

Considerada uma das principais causas da tosse com chiado no peito, pode estar associada a outros sintomas como, por exemplo:

  • Falta de ar;
  • Cansaço;
  • Pressão no peito.


2. Doenças cardíacas

Algumas doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca, podem ser uma das causas comuns para que ocorra esse sintoma, especialmente em pacientes mais idosos.

Doenças cardíacas, principalmente em idosos, podem causar a tosse seca com chiado.
Doenças cardíacas, principalmente em idosos, podem causar a tosse seca com chiado.

Isso ocorre, devido o coração não estar bombeando o sangue corretamente, causando um acúmulo de líquidos no pulmão. Então, os tecidos ficam mais inchados e o ar passa com maior dificuldade, causando o chiado. Além disso, outros sintomas comuns são:

  • Cansaço excessivo durante o dia;
  • Inchaço das pernas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse seca persistente.

3. Bronquiolite

Essa condição é uma inflamação dos bronquíolos, que acomete principalmente, crianças menores de dois anos, devido o sistema imunológico imaturo, tornando-os suscetíveis à doença.

Geralmente, é causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), mas também pode ser transmitida pelo adenovírus, parainfluenza, rinovírus, influenza e outros.

Além da tosse seca com chiado, é comum apresentar congestão nasal e coriza, bastante semelhante aos quadros de asma. Por isso, sempre frisamos a importância de buscar a ajuda médica.

+ Para saber mais, leia também: Como identificar a tosse seca e quando ir ao médico?

4. Refluxo gastroesofágico

Essa condição ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago e boca. Neste caso, podem ocorrer lesões nas vias aéreas superiores, por conta da acidez do suco gástrico.

O refluxo gastroesofágico, além de causar desconto na garganta e boca, pode causar o chiado no peito.
O refluxo gastroesofágico, além de causar desconto na garganta e boca, pode causar o chiado no peito.

A azia, má digestão e queimação no esófago e na boca, são os sintomas mais comuns. Contudo, devido o contato do ácido com as vias respiratórias alguns pacientes apresentam rouquidão, tosse e chiado.



5. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

A DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, é uma doença que engloba a bronquite crônica e o enfisema pulmonar, que são causas mais frequentes do sintoma.

Além do chiado e tosse, outros sintomas característicos são a sensação de falta de ar e a dificuldade para respirar.

6. Inalação de fumaça de cigarro

Inalar fumaça de cigarro é um fator de risco para desenvolver doenças respiratórias. Um bom exemplos é o enfisema pulmonar ou a bronquite crônica, pois a fumaça acaba contribuindo com inflamações das vias aéreas, surgindo o chiado.

O cigarro é um fator de risco para desenvolver doenças respiratórias.
O cigarro é um fator de risco para desenvolver doenças respiratórias.

Agora que você já conhece as causas mais frequente da tosse seca com chiados no peito, pode facilitar um pouco mais na hora de identificar. Portanto, caso manifeste características comuns a essas condições, busque imediatamente ajuda de um especialista.

Além disso, lembre-se que no site da Farmadelivery você encontra tudo o que precisa para sua saúde e bem estar. Acesse e aproveite nossas ofertas.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares