Na imagem, alguns limões cortados e inteiros, a frente alguns comprimidos efervescentes de vitamina C para imunidade.
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Vitamina C para imunidade: Qual a importância do nutriente no inverno?

Além de outros nutrientes importantes, a vitamina C é essencial para imunidade. O nutriente participa de inúmeras ações fisiológicas e antioxidantes e por isso, há uma busca muito grande pela vitamina principalmente durante os meses mais frios.

Com a queda das temperaturas, quadros de gripe e resfriados são bastante comuns, assim, o métodos de muitas pessoas para evitar essas e outras infecções é fazer o uso de suplementos de vitamina C.

O nutriente, neste caso, garante o aumento da produção de glóbulos brancos e ajuda no combate de vírus e bactérias. Sendo assim, saiba mais sobre o nutriente e qual a importância da vitamina C para imunidade no inverno neste conteúdo.

+ Para saber mais sobre Imunidade, leia também: Veja 10 Dicas para melhorar sua imunidade no inverno!

O que é vitamina C?

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um nutriente que requer a associação com líquidos para a melhor absorção pelo organismo.

Imagem ilustrativa da letra C com meia laranja, representando a vitamina c para imunidade.

Essa vitamina não é sintetizada naturalmente no corpo humano, portanto, se faz necessário adquirir o nutriente de fontes externas. Ou seja, o consumo deve ser feito através de alimentos ricos em vitamina C ou suplementos vitamínicos



Qual a função da vitamina C?

A vitamina C está presente em diversas funções do organismo, sendo muito importante na produção de tecidos, células e compostos químicos essenciais para a nossa saúde

Entre as principais funções do nutriente, destacam-se:

  • Produção do colágeno;
  • Controle do colesterol;
  • Melhora a absorção do ferro;
  • Ação antioxidante;
  • Síntese de carnitina e neurotransmissores.

+ Para saber mais sobre a Vitamina C, leia também: O que atrapalha a absorção de vitamina C?

Quais os benefícios do nutriente?

Com tantas funções importantes no organismo, a vitamina C traz diversos benefícios para o organismo. Veja alguns dos principais deles:

  • Maior disposição;
  • Raciocínio e bem-estar;
  • Melhora da cicatrização;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Prevenção ao câncer e doenças cardiovasculares;
  • Sistema imunológico fortalecido.

Qual a importância da vitamina C para imunidade no inverno?

Ela fortalece o nosso sistema imunológico e é muito útil contra as doenças comuns do inverno. Reduz a duração dos sintomas da gripe e ajuda o corpo a curar-se mais rapidamente.

Na imagem, um copo de suco de laranja, ao lado um pote com fatias de laranja de desidratada.

Além disso, o nutriente é essencial no inverno pois ajuda a evitar gripes e resfriados. Contudo, este é o período onde menos se consome a vitamina. Isso ocorre devido a diminuição do consumo de alimentos que contêm a vitamina C, o que dificulta sua suplementação.

Opte por alimentos menos industrializados e prefira comer a fruta, não tomar um suco de caixinha.

Portanto, tratando-se de um elemento primordial para a saúde e manutenção da vida humana, é sempre recomendado ingerir de sua fonte natural. O nutriente pode ser encontrado em frutas, verduras e legumes.



Em quais alimentos encontramos o nutriente?

Uma boa forma de aumentar o consumo do nutriente, é consumindo diariamente alimentos com alta concentração de vitamina C em sua composição. Veja a seguir algumas ótimas opções de alimentos, além da laranja, para variar na dieta:

  • Acerola;
  • Kiwi;
  • Pimentão;
  • Couve;
  • Salsa;
  • Repolho;
  • Romã;
  • Morango;
  • Melancia;
  • Brócolis;
  • Nectarina.
Na imagem, alguns alimentos estão representando opções ricas em vitamina C, como por exemplo, couve, pimentas, pimentões e salsa.

Percebe-se assim que, a vitamina C está presente em diferentes tipos de alimentos, oferecendo diferentes opções ao paciente. Contudo, é possível encontrar opções de suplementos de vitamina C isolada ou em polivitamínicos, associado a outros nutrientes.

+ Para saber mais sobre Alimentos para Imunidade, leia também: Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?

Quanto de vitamina C para imunidade devemos consumir?

As necessidades variam de acordo com a idade, sexo e o estado fisiológico de cada paciente. Sendo assim, como a vitamina não é produzida pelo organismo e não é armazenada, o seu consumo deve ser diário.

Portanto, antes de iniciar a suplementação, recomenda-se consultar um médico ou nutricionista para então fazer o consumo correto do nutriente.



Agora que você já sabe da importância da vitamina c para imunidade, tente incluir alguns dos alimentos ricos no nutriente em sua dieta para garantir que as proteções do seu corpo esteja sempre fortalecida.

Além disso, evite a automedição e busque sempre a o orientação de um profissional da saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

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