Como identificar a tosse seca e quando ir ao médico?
Apesar de muito comum em diversas causas, poucas pessoas conseguem identificar a tosse seca, dificultando o diagnóstico e o possível tratamento do sintoma.
Apesar de bastante incômoda, a tosse é um reflexo de defesa das vias aéreas, além de ser um sintoma relacionada a diversas doenças pulmonares, cardíacas e gastrointestinais, por exemplo.
Por isso, é muito importante saber identificar quando há a presença da tosse seca e sua possível causa, para então buscar ajuda médica. Portanto, veja a seguir algumas dicas para ficar atento quanto a sua saúde.
Para mais informação sobre o assunto, leia também: Tosse que não melhora: O que pode estar acontecendo?
Quais são as causas da tosse seca?
As principais causas da tosse seca são doenças cardiovasculares, como a embolia pulmonar; refluxo gastroesofágico, aspiração de corpo estranho e inalação de irritantes, neoplasias, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e pneumoconioses.
Além disso, apesar de contraditório, alguns medicamentos usados contra doenças cardiovasculares podem desencadear a tosse. Contudo, as causas podem variar conforme o tipo de tosse:
- Aguda – Causada por infecção viral aguda das vias respiratórias superiores, sinusite bacteriana, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), rinite alérgica ou fatores ambientais.
- Subaguda – Surge em quadros de sinusite bacteriana, asma ou infecção, além do uso de tabaco.
- Crônica – As causas mais comuns são asma, refluxo gastroesofágico (RGE) e síndrome da tosse das vias aéreas superiores – STVA.
Quando devo ir ao médico?
Antes de tudo, é importante identificar a tosse seca e evitar a automedicação. Para isso, observe se outros sintomas aparecem, se não há melhora da tosse com o tempo e atente-se ao fato de você possuir alguma das doenças citadas a cima.
Neste caso, o ideal é consultar um médico para entender as possíveis causas da tosse e, então seguir corretamente a melhor opção de tratamento para cada caso.
Mas como identificar a tosse seca?
A tosse seca normalmente não apresenta secreção e é causada por componentes irritativos na árvore respiratória sendo eles: químicos, alérgicos ou virais.
+ Para mais informações, leia também: Covid e tosse – A tosse seca é um sintoma do Covid-19?
Como tratar a tosse seca?
O tratamento para a tosse seca persistente deve ser direcionado para solucionar a sua causa. No caso de tosse seca de causa alérgica, além do uso dos medicamentos receitados pelo médico, é importante:
- Mantenha as vias aéreas hidratadas – Beba bastante água, no mínimo 1,5 litros por dia;
- Evitar a poeira dentro de casa, já que o contato com animais e a fumaça do cigarro podem ser as causadoras da tosse seca persistente;
- Siga corretamente o tratamento conforme a orientação médica.
Como vimos, existe uma complexidade na hora de identificar a tosse seca, devido a atenção que exige do paciente, além do fato de estar relacionada a causas simples como uma irritação, ou graves como doenças respiratórias.
No entanto, quando é feita a análise e o diagnóstico precoce da condição, é possível que o tratamento seja simples e eficiente. Portanto, atente-se aos sinais de alerta e busque ajuda médica sempre que necessário.