quinta-feira, fevereiro 25, 2021

Quais os alimentos que aumentam os triglicerídeos? Veja a lista completa

Os triglicerídeos são uma classe de gorduras que atuam como reservas de energia dentro do nosso organismo, sendo produzidos de forma natural pelo fígado. Porém, alguns alimentos ricos nesse tipo de gordura podem fazer com que seus níveis aumentem dentro da corrente sanguínea, resultando em um acúmulo de gorduras nas artérias e nos tecidos adiposos. Mas você conhece os alimentos que aumentam os triglicerídeos?

Sempre que nosso corpo acumula quantidades de energia maiores do que as necessárias, elas são transformadas em triglicerídeos e armazenadas em forma de gordura para serem usadas posteriormente.

Porém, quanto maior a reserva de gordura de um indivíduo, maior as chances de desenvolver problemas como obesidade, hipertensão e pancreatite, por exemplo.

Para evitar que você consuma uma dose muito grande de alimentos que aumentam os triglicerídeos no organismo, separamos uma lista do que você deve evitar comer com muita frequência e em grandes quantidades. Veja a seguir!

Quais os alimentos que aumentam os triglicerídeos?

Vegetais ricos em amidos

Batatas, mandiocas, milho e ervilhas são exemplos de alimentos ricos em amidos, que quando em excesso no organismo acabam sendo transformados em triglicérides e reservado como gordura para ser usado como fonte de energia.

os tubérculos e grãos refinados contribuem para o aumento dos triglicerídeos
os tubérculos e grãos refinados contribuem para o aumento dos triglicerídeos

Além de consumir porções pequenas desses legumes e vegetais, também é indicado optar por aqueles que contam com a porcentagem de amidos menores, como couve-flor, couve, brócolis e cogumelos, por exemplo.

Feijão cozido com carne de porco

A famosa feijoada pode não ser a opção mais saudável para quem deseja evitar o descontrole dos níveis de triglicerídeos, já que a carne de porco é rica em gordura saturada, contribuindo também para o aumento do colesterol ruim.

No entanto, não é necessário cortar o consumo do feijão, que é rico em proteína e fibras, e pode ser consumido em quantidades moderadas desde que seja cozido com temperos naturais e livre de carnes gordas ou embutidos.

Grandes porções de frutas

Engana-se quem acredita que as frutas são opções de lanches que podem ser consumidos sem moderação. Isso porque qualquer alimento em excesso faz mal à saúde, principalmente as frutas mais doces como bananas e mangas, que são ricas em frutose. 

é importante evitar o consumo de mais de 3 porções de frutas por dia
é importante evitar o consumo de mais de 3 porções de frutas por dia

Embora sejam opções mais saudáveis, é essencial limitar o consumo para, no máximo, 3 porções por dia. Assim você evita consumir quantidades muito elevadas do açúcar natural da fruta, que também contribui para o aumento dos triglicerídeos.

As frutas secas devem ser consumidas com ainda mais cautela, já que são mais concentradas em frutose e pobres em fibras.

Bebidas alcóolicas

Cervejas, vinhos, espumantes e até licores, todos devem ser consumidos em doses pequenas por quem deseja evitar que os níveis de triglicerídeos subam.

Isso acontece porque o álcool nada mais é do que a fermentação do açúcar, que em excesso, mesmo vindo das bebidas alcoólicas, acaba aumentando os níveis de gordura no organismo.

o álcool também deve ser evitado por quem deseja diminuir os níveis de triglicerídeos
o álcool também deve ser evitado por quem deseja diminuir os níveis de triglicerídeos

Alguns pacientes com níveis muito altos de triglicerídeos podem até mesmo ter que cortar totalmente o consumo das bebidas alcóolicas durante o tratamento.

Peixes enlatados em óleo

Como vimos até agora, os triglicerídeos vêm principalmente da gordura, açúcar e carboidrato. Os peixes enlatados em óleo como atum e sardinha aumentam os níveis de triglicérides do organismo principalmente porque são enlatados em óleo de soja, que também contribui para o aumento do colesterol.

Porém, esse tipo de peixe é um excelente aliado para quem deseja aumentar os níveis de colesterol bom, desde que seja consumido sem acréscimo de gorduras hidrogenadas e saturadas e sem serem conservados em latas.

Bebidas adoçadas ou sucos naturais

As bebidas industrializadas como refrigerantes e sucos, por exemplo, são ricas em açúcar e contribuem diretamente para o aumento dos níveis de gordura no sangue.

Isso porque em apenas uma lata de refrigerante de 350ml é possível encontrar quase 8 colheres de açúcar refinado.

O mesmo acontece com bebidas industrializadas que levam café, chás gelados e até mesmo sucos naturais sem adoçar. Afinal, como vimos acima, as frutas são ricas em um açúcar chamado de frutose, que quando consumido em excesso também elevam os níveis de triglicerídeos no sangue.

Mel

Algumas pessoas acabam usando o mel para substituir o açúcar de bebidas e sobremesas, e até mesmo para como um complemento de frutas e iogurtes em opções de lanches mais saudáveis.

apesar de muito usado por quem quer ter uma alimentação mais saudável, o mel também contribui para o aumento dos triglicerídeos
apesar de muito usado por quem quer ter uma alimentação mais saudável, o mel também contribui para o aumento dos triglicerídeos

Porém, o que muitos não sabem é que o mel também aumenta os níveis de triglicerídeos da mesma forma que o açúcar, e é necessário evitar o consumo excessivo do alimento para prevenir descontroles e tratar níveis altos da gordura no sangue.

Carnes com gordura

As carnes com gorduras também fazem parte dos alimentos que aumentam os triglicerídeos, principalmente a picanha e a carne de porco. O que não significa, porém, que você não possa mais consumir carne vermelha, basta escolher cortes mais magros como patinho, por exemplo.

Também é importante evitar embutidos como bacon, salsicha, presunto e mortadela, que contribuem não somente para o aumento das gorduras no sangue, como também aumentam os riscos de desenvolver doenças do coração, hipertensão e diabetes.

Manteiga e margarina

Enquanto a manteiga é rica em gordura saturada, a gordura de origem animal, a margarina é feita a partir de gordura hidrogenada, que também aumenta os níveis de triglicerídeos no sangue e os riscos de formação de placas de gordura nas artérias.

a manteiga é rica em gorduras saturadas e deve ser evitada
a manteiga é rica em gorduras saturadas e deve ser evitada

Opte por azeite de oliva e óleo de coco, que são opções mais saudáveis que auxiliam na limpeza das artérias, já que são alimentos ricos em gorduras boas.

Alimentos ricos em gorduras

Alimentos congelados, pizzas, salgados assados e fritos e até mesmo tortas são alguns exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas e hidrogenadas, tanto no preparo da massa como no recheio.

Além de aumentar os níveis de triglicérides no sangue, esse tipo de alimento também contribui para o aumento do colesterol ruim e desenvolvimento de diabetes, já que são ricos em carboidratos e açúcares e fazem com que a glicose no sangue aumente, resultando em picos de insulina.

Procure por opções com menos gordura ou opte por fazer receitas caseiras que levem gorduras saudáveis como o azeite.

Lembre-se, porém, de não exagerar nas gorduras saudáveis para evitar o excesso de peso, já que são alimentos bastante calóricos.

Depois de ver os alimentos que aumentam os triglicerídeos, diminua a frequência e porção desses alimentos na sua dieta mesmo que você não sofra com níveis altos de gordura no sangue. Afinal, cuidar da alimentação é um ótimo tratamento preventivo para evitar que os níveis de triglicérides e colesterol subam e causem problemas de saúde mais graves.

Colesterol e Trigliceres é coisa séria

Tanto o colesterol quanto o trigliceres são doenças sérias, que podem ser tratadas mas precisam de atenção.

Em grandes quantidades, ambos representam perigo para a saúde, especialmente na parte cardiovascular, pois provocam um acúmulo de gordura nas paredes das artérias, levando a possíveis complicações graves que vão desde esteatose hepática, pancreatite até infarto e o derrame cerebral (AVC).

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