Mulher aplicando hidratante nos lábios para evitar queilite.

Queilite – O que é, causas, prevenção e como é feito o tratamento?

Com a chegada do clima frio e os ventos fortes do inverno, é muito comum os casos de boca rachada surgirem. Também conhecido como queilite, a condição ocorre quando a pele dos lábios descama, podendo aparecer feridas, tendo diversas causas possíveis para o problema.

Apesar de ser mais comum no frio, os lábios podem rachar também no verão e normalmente ocorre com o excesso de secura da pele. Essa secura é resultado da ausência de glândulas sebáceas e da pele fina, o que torna os lábios mais suscetíveis ao ressecamento. Como consequência, podem descamar e rachar, deixando a área sensível.

Sendo assim, desenvolvemos esse conteúdo sobre a queilite, veja quais são as causas, como evitar e as opções de tratamento para o problema. Leia o post até o final e saiba mais!

+ Para saber mais sobre a Pele no Inverno, leia também: Por que a pele fica sensível no frio? Quais cuidados tomar?

O que é queilite?

A queilite é um tipo de alteração que acomete os lábios, que causa o ressecamento da pele dos lábios e em alguns casos, pode desenvolver infecções fúngicas ou bacterianas.

Quais os sintomas?

Os sintomas podem variar de acordo com as causas, contudo os principais sintomas são:

  • Descamação e ressecamento da pele dos lábios;
  • Inchaço e vermelhidão local;
  • Rachaduras e surgimento de feridas;
  • Mudança na coloração da boca, onde a pele pode ficar mais esbranquiçada.


Quais as causas da queilite?

As causas da queilite varia conforme o tipo que o paciente desenvolve. Portanto, veja a seguir quais são elas:

Queilite esfoliativa

Sendo o tipo mais comum da condição, a queilite esfoliativa acomete predominante jovens e crianças do sexo feminino. O tipo se caracteriza pela descamação continua da pele dos lábios.

Queilite angular

Popularmente conhecida como boqueira, este é o tipo mais comum do problema que pode ser causada por bactérias, fungos, alterações nutricionais, entre outras causas.

Normalmente, o tipo angular afeta os cantos da boca, causando o ressecamento e descamação na região.

Queilite actiníca

Causada principalmente pela exposição solar em excesso sem proteção, este é o tipo que mais requer cuidados, pois suas lesões podem evoluir para o câncer de boca.

Além disso, a condição ocorre predominante com homens acima de 40 anos e se caracteriza pelo lábio inferior, que apresenta tom avermelhado, áspero e ressecado.

Em caso de suspeita, é importante fazer o diagnóstico o quanto antes para que o tratamento seja iniciado imediatamente. Portanto, busque a orientação médica para avaliação.

+ Para saber mais sobre Pele Ressecada no Inverno, acesse também: Por que a pele fica ressecada no inverno? Quais os riscos e cuidados que devemos ter?

Queilite de contato

A queilite de contato surge após o contato da pele dos lábios com substâncias irritativas, como por exemplo, maquiagens, alimentos, medicações, e até mesmo pastas e enxaguantes bucais.

Este tipo, normalmente acomete todo o lábio, causando vermelhidão, descamação e em alguns casos, pequenas bolhas.



Como prevenir a condição?

Primeiramente, a melhor opção para prevenir a queilite é fazer uso de protetor solar labial. Além disso, alguns hábitos devem ser evitados, como por exemplo, o de lamber os lábios, morder ou tentar arrancar a pele descamada.

No entanto, para pacientes que fazem uso de próteses dentárias ou aparelhos removíveis, deve-se ter atenção com a limpeza e a desinfecção das peças.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da queilite, deve ser determinado pelo dermatologista conforme o tipo, causas e sintomas. Em alguns casos, apenas o uso de cremes antibióticos ou hidratantes específicos é o bastante para a recuperação dos lábios.

Contudo, outros casos requer tratamentos que envolvem procedimentos a laser ou a raspagem total da camada superficial dos lábios para favorecer a regeneração celular do local. Portanto, recomenda-se consultar um dermatologista sempre que houver necessidade.

+ Para saber mais sobre Pele e Clima, leia também: Calor, frio e pele: Como o clima influencia na saúde da pele?

Agora que você já sabe o que é queilite, suas causas, métodos de prevenção e tipos de tratamento, ficou mais fácil para identificar e evitar o problema. Portanto, não deixe de consultar um médico para iniciar o devido tratamento.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares