Saiba quais alterações a diabetes causa no corpo dos pacientes.
| |

Diabéticos e corpo: Quais funções do organismo são afetadas?

Caracterizada por interferir na produção ou funcionamento da insulina, o diabetes pode afetar crianças e idosos, independente do gênero. Enquanto a diabetes tipo 1 é hereditária e atinge apenas 10% dos pacientes diabéticos, qualquer individuo pode desenvolver o diabetes tipo 2 ao longo dos anos. Mas você sabe quais funções do corpo podem ser afetadas com o diabetes?

Por se tratar de uma doença que não apresenta sintomas imediatos, o diagnóstico do diabetes pode demorar anos. Ou seja, os sintomas começam a surgir anos depois do pâncreas e da insulina funcionar de forma inadequada.

Sendo assim, para que você entenda melhor como a doença age no organismo do diabético, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!

+ Para mais informações, acesse também: Diabetes mellitus: Mitos e verdades que você precisa saber!

Como funciona o corpo do diabético?

Ao consumir carboidratos, o nosso organismo transforma o açúcar dos alimentos em glicose, que é conduzido até as células pela insulina para que seja usada como fonte de energia. No entanto, no organismo de indivíduos diabéticos, a insulina não funciona adequadamente, e grande parte desse açúcar não entra nas células. 

Pacientes diabéticos devem medir regularmente os níveis de glicose no sangue.
Pacientes diabéticos devem medir regularmente os níveis de glicose no sangue.

Em casos como o da diabetes tipo 1, por exemplo, o organismo deixa de produzir insulina, o que faz com que as células fiquem sem combustível para que o corpo funcione adequadamente.

Como a glicose não é direcionada para as células, ela permanece no sangue aumentando os níveis de açúcar. Além disso, os rins não conseguem administrar as grandes quantidades de açúcar, fazendo com que o organismo elimine o excesso por meio da urina.



Como o organismo reage a essa disfunção?

Um dos primeiros sintomas do diabetes é o cansaço em excesso, já que o corpo não consegue a energia necessária para funcionar. Com isso, ocorre também um aumento do apetite, pois o cérebro entende que o paciente está passando fome.

Em pacientes diabéticos tipo 1 essa fome excessiva não causa o ganho do peso. Isso ocorre por que o organismo não produz insulina e a glicose não vai para dentro das células, fazendo com que o corpo passe a consumir a própria gordura para conseguir a energia necessária. Assim, o resultado acaba sendo reverso, os pacientes costumam perder peso em excesso.

Contudo, nos casos de diabetes tipo 2 a glicose entra parcialmente nas células e o restante é estocada em forma de gordura. Portanto, isso explica o porque de grande parte dos pacientes diabéticos serem obesos.

Paciente diabético deve controlar a doença para evitar problemas de saúde futuros.
Paciente diabético deve controlar a doença para evitar problemas de saúde futuros.

Além disso, com o aumento do açúcar na corrente sanguínea, a produção de urina aumenta para eliminar esse açúcar do corpo, mesmo que a pessoa não beba água o suficiente. Isso resulta em uma desidratação, que também pode causar a sede e o cansaço excessivo sentido pelos pacientes diabéticos.

Vale salientar que, caso o paciente não trate o diabetes, mesmo consumindo água de forma adequada, ainda continuará urinando em grandes quantidades e sofrendo com a desidratação. Isso ocorre pois quanto maiores forem as taxas de glicose no sangue, maior será a frequência da micção para que o corpo tente eliminar o açúcar.

Quais outras áreas do corpo do diabético são afetadas?

O sistema imunológico também sofre grande impacto quando a glicose atinge altos níveis na corrente sanguínea. Isso debilita o sistema de defesa e aumenta as infecções por vírus e bactérias, fazendo com que o organismo fique mais vulnerável a doenças como pneumonia, infecções de urina e infecções na gengiva.

Pacientes diabéticos são mais vulneráveis à gripes e outras infecções.
Pacientes diabéticos são mais vulneráveis à gripes e outras infecções.

Outra reação do corpo é o mau hálito, que ocorre pela liberação de corpos cetônicos em pacientes que não possuem insulina no organismo. Essas cetonas são liberadas a partir da quebra da gordura do próprio corpo como fonte de energia e deixam o hálito adocicado e azedo. Além disso, o mau hálito também pode ocorrer pelas infecções bucais frequentes.

Em quadros mais severos, os corpos cetônicos podem ser produzidos em quantidades muito grandes, que deixam o sangue mais ácido quando a glicose ultrapassa 500 mg/dL. Caso isso ocorra, o paciente deve buscar ajuda médica imediata, já que o quadro pode evoluir para problemas mais graves.

Para identificar essa complicação, o paciente deve ficar atento a sintomas como:

  • Náuseas e vômitos
  • Falta de ar;
  • Dor abdominal;
  • Confusão mental.


Quais as complicações da diabetes?

As principais complicações de pacientes diabéticos dividem-se em 3 classes. Veja a seguir quais são elas:

1. Neuropatia diabética

Essa complicação atinge os nervos do corpo, prejudicando a transmissão das mensagens do cérebro para os órgãos e músculos.

Algumas complicações do diabetes podem resultar na amputação dos membros inferiores.
Algumas complicações do diabetes podem resultar na amputação dos membros inferiores.

Com isso, algumas pessoas podem desenvolver a falta de sensibilidade nos pés, além de ficarem mais vulneráveis a ferimentos nos membros inferiores, que podem até mesmo causar a amputação.

Essa complicação também pode se manifestar em outros locais como órgãos sexuais, sistema digestivo e coração.

2. Doenças macrovascular

Neste caso, o paciente apresenta endurecimento das artérias, o que pode causar derrames, má circulação nos pés e ataques cardíacos. Além disso, esse tipo de complicação é responsável por grande parte das causas de mortes em pacientes diabéticos.

3. Doenças microvascular

Por fim, nesse grupo encontram-se as lesões de pequenos vasos sanguíneos, que reduz a circulação do sangue e fluxo sanguíneo capilar, causando manchas pelo corpo, podendo também causar outros problemas de saúde sérios relacionados à má circulação sanguínea.



Agora que você já sabe como funciona o corpo de quem tem diabetes, procure a orientação médica caso tenha alguma suspeita da doença. Além disso, busque mudar seus hábitos alimentares para prevenir o quadro da doença.

+ Aproveite para ler também: Problemas de visão relacionados ao diabetes: Quais são, o que causa e o que fazer?

Diabetes na Farmadelivery

A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes.

Ou seja, se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a Farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!

Resumo: O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Posts Similares