Conheça os alimentos que contribuem para o controle de diabetes.

Quais alimentos ajudam no controle de diabetes?

Diretamente relacionada aos hábitos alimentares, o controle de diabetes pode ser feito principalmente com uma dieta equilibrada e acompanhamento constante da condição com o endocrinologista.

Sendo assim, pacientes diabéticos devem optar por alimentos ricos em fibras, cereais integrais, frutas e vegetais frescos, além de outros alimentos que contribuem para o equilíbrio da glicose no sangue.

No entanto, para pacientes que convivem com o diabetes, a alimentação pode ser uma tarefa trabalhosa, pois certos alimentos devem ser evitados a fim de que a dieta se adeque à realidade do diabético.

Contudo, vale ressaltar que nenhuma dieta cura o diabetes, mas uma dieta equilibrada e bem adaptada para esses pacientes contribui para evitar problemas futuros.

+ Para saber mais sobre o Diabetes, leia também: Sintomas da Diabetes – 10 Sintomas para ficar atento!

Portanto, para te ajudar nesse cuidado, separamos alguns dos alimentos que mais contribuem para o controle de diabetes e que são ótimas opções para incluir na sua dieta. Veja a seguir!

Aveia

Para que é diabético a aveia é um alimento muito importante, pois ajuda a impedir grandes picos nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, a beta-glucana na aveia também mostrou-se ser eficaz na melhoria da sensibilidade à insulina.

Abacate

Apesar de ser uma fruta muito gordurosa, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são consideradas saudáveis para o corpo.

Imagem ilustrativa da fruta abacate que contribui para o controle do diabetes.

A fruta ainda contribui para que o organismo fique mais resistente à insulina, além de contribuir para a prevenção de diversas outras doenças, como por exemplo, as cardíacas.

Couve

A verdura de cor verde-escura é rica em vitaminas e minerais, além das altas concentrações de fibras, flavonóides e outros antioxidantes.

Além disso, a couve também possui poucos carboidratos, sódio e colesterol e também contém sequestrantes dos ácidos biliares, substâncias que diminuem o colesterol LDL e limita a absorção de gordura na alimentação.



Leite e derivados sem gordura

Apostar em leite e iogurte natural semidesnatado ou desnatado e queijos com baixo teor de gordura como o cottage ou tipo Minas é uma ótima opção para pacientes diabéticos. Isso porque esses alimentos possuem baixo índice glicêmico, o que contribui para o controle de diabetes.

Imagem com exemplos de alimentos derivados do leite, como iogurte, queijos e manteigas.

A dica é consumir esses alimentos no café da manhã ou entre as refeições, como opção de lanche, já que são ricos em cálcio, um mineral que também atua na liberação da insulina no organismo.

Linhaça

Fonte abundante em fibras solúveis, a linhaça auxilia tanto na prevenção como na saúde dos portadores de Diabetes.

Os alimentos ricos em fibras evitam a ocorrência dos picos de glicose e a produção de insulina, consequência dos picos. O Ômega-3, ácido graxo importante para quem tem Diabetes e encontrado em muitas espécies de peixes, também está presente na semente.

Leguminosas

Feijão, grão de bico, ervilha e lentilha são alguns exemplos de leguminosas que contribuem positivamente para a dieta de todos. Ricos em fibras e verdadeiras fontes de proteínas, esses alimentos diminuem a velocidade de absorção da glicose, algo importante para uma dieta de pacientes diabéticos.

Frutas e vegetais frescos

Uma alimentação diversificada em frutas e vegetais garante todas as vitaminas e minerais necessárias para o bom funcionamento do organismo. Além disso, esses alimentos ajudam na produção de hormônios, como a insulina, promovendo o controle de diabetes.

Cestas com frutas, verduras e legumes dispostos em uma bancada.

Sendo assim, veja alguns exemplos de alimentos que são importantes incluir em sua dieta:

  • Maçã;
  • Banana;
  • Pera;
  • Morango;
  • Abobrinha;
  • Alface;
  • Tomate;
  • Acelga.


Amêndoas

Mais um dos alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas além do magnésio. O consumo dessas oleaginosas também reduz o risco de desenvolvimento do Diabetes Tipo 2.

Salmão

O Salmão é uma rica fonte de nutrientes essenciais, principalmente o Ômega-3 e ácidos graxos, que podem ajudar a reduzir a inflamação associada à resistência à insulina.

Salmão é um dos alimentos que mais contribui para o controle de diabetes.

Além disso, o Ômega-3 também pode ajudar a proteger a saúde do coração, o que é muito importante para pacientes diabéticos, em decorrência aos riscos de doenças cardíaca.

Vinagre de maçã

Os benefícios do vinagre de maçã para a saúde ainda está sendo investigado, mas estudos indicam que o vinagre pode melhorar a sensibilidade à insulina em pessoas diabéticas ou com resistência à insulina. Ainda, há índices de que o vinagre ajuda a retardar a absorção do açúcar no sangue em jejum e melhora a sensibilidade à insulina.

Esses mesmos estudos apontam também que os efeitos do vinagre no corpo são similares aos efeitos da metformina, uma das medicações mais utilizadas por pacientes diabéticos. Contudo, é essencial buscar a orientação do seu médico endocrinologista ou nutricionista.

+ Para saber mais sobre Diabetes, leia também: Diabetes mellitus: Mitos e verdades que você precisa saber!

Agora que você já conhece alguns dos principais alimentos e como eles contribuem para o controle de diabetes, não deixe de pedir a orientação do seu médico e inclua eles imediatamente à sua dieta.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares