quinta-feira, fevereiro 25, 2021

Qual é o agente causador da gripe?

A gripe é uma das doenças mais recorrentes nas épocas do ano em que o clima fica seco e as temperaturas começam a cair. Isso acontece porque, além da maioria dos vírus se proliferam com mais facilidade em temperaturas mais baixas, durante essas estações as pessoas ficam mais próximas e os ambientes mais fechados. Mas você sabe qual é o agente causador da gripe?

Apesar de ser confundida com o resfriado por possuir sintomas semelhantes, a diferença entre ambas as doenças está no agente causador. Nos casos de resfriados o vírus atinge principalmente as vias respiratórias causando sintomas mais leves, porém com mais espirros e mais secreção no nariz, enquanto a gripe tende a causar febres mais altas e tosses mais severas. Em uma média geral, temos mais casos de resfriados do que gripes durante a vida toda.

confira qual é o agente causador da gripe no texto a seguir
confira qual é o agente causador da gripe no texto a seguir

Para que você entenda melhor qual agente é o responsável por causar a gripe, quais os sintomas e como tratar a doença, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Acompanhe!

Qual é o agente causador da gripe?

A gripe é causada pelo vírus influenza, considerada uma doença infecciosa aguda que pode ser transmitida facilmente entre um ser humano e outro. No entanto, o vírus influenza possui 3 subtipos diferentes, o que significa que não há apenas um tipo de gripe.

Tipo A

O vírus influenza A é encontrado nos humanos e também em animais como cavalos, suínos, aves e mamíferos marinhos, responsáveis por disseminar de forma natural a doença em vários pontos do globo terrestre.

Dentre desse grupo ainda existe uma classificação de subgrupos que se baseiam nas combinações de 2 proteínas diferentes: Hemaglutinina (HA ou H) e Neuraminidase (NA ou N).

Os mais comuns atualmente são a H1N1 e a H3N2, que circulam de maneira sazonal entre os humanos durante o ano.

Contudo, alguns vírus influenza A de origem animal também são capazes de nos infectar, podendo causar doenças graves como o H7N9, H1N8, H5N1, H1N2v.

Tipo B

Exclusivo dos humanos, o vírus influenza B pode ser dividido em 2 grupos principais, linhagens B/Yamagata e B/Victoria, mas não possuem uma subdivisão entre eles.

Tipo C

Embora seja menos frequente nos humanos, esse tipo de influenza infecta também os suínos e causam infecções leves que não apresentam grandes riscos para a saúde pública.

Quanto tempo dura uma gripe?

A febre, sintoma principal da gripe, tende a passar depois de 3 dias, enquanto os sintomas respiratórios podem levar até 4 dias para começar a apresentar alguma melhora.

os sintomas da gripe como coriza e dor na garganta podem durar até 7 dias
os sintomas da gripe como coriza e dor na garganta podem durar até 7 dias

Porém, o paciente pode apresentar melhora do quadro apenas depois de 7 dias de infecção, sendo importante buscar ajuda médica se os sintomas persistirem mesmo após 1 semana.

Leia também Quanto tempo dura uma gripe com tosse?

Quais são os sintomas da gripe?

Depois de ser infectado pelo agente causador da gripe, o paciente pode levar até 4 dias para desenvolver sintomas, que normalmente são:

  • febre;
  • tosse;
  • dor de garganta;
  • dor no corpo;
  • calafrios.
  • fadiga;
  • congestão nasal;
  • coriza.

Como é feito o tratamento?

Embora muita gente não saiba, não existe um medicamento capaz de combater o vírus da gripe. Isso quer dizer que o tratamento é direcionado especialmente para aliviar os sintomas como a febre e dores no corpo, como é o caso do Paracetamol, e antibióticos para conter a infecção na garganta.

Existe algum risco em contrair gripe?

Em indivíduos que apresentam uma imunidade fortalecida, os sintomas tendem a ser mais leves e a duração menor, sendo fundamental seguir as recomendações médicas e se alimentar de forma mais saudável principalmente nos primeiros dias da doença.

Em idosos e indivíduos vulneráveis, a doença pode evoluir para uma pneumonia bacteriana, que pode ser provocada pelos agentes:

  • Streptococcus pneumoniae;
  • Staphylococcus ssp;
  • Haemophillus influenzae.

Além dos idosos e pacientes com imunidade baixa, as grávidas, pacientes com diabetes, imunodepressão, asma e insuficiência cardíaca crônica também fazem parte do grupo que possuem chances mais altas de desenvolver complicações.

Leia também Gripe pode matar?

Vacina

A vacina contra gripe é disponibilizada de forma gratuita para pacientes de risco como:

  • idosos acima de 60 anos;
  • crianças de 6 meses até 6 anos;
  • mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias;
  • profissionais da saúde;
  • gestante;
  • professores;
  • pacientes com doenças graves.

A vacina tem efeito por cerca de 1 ano, e deve ser tomada em todas as campanhas para evitar as chances de complicações e disseminação da doença, já que pode prevenir até 90% dos casos de gripe. Vale lembrar, porém, que ela não é eficaz no combate ao resfriado, e deve ser tomada antes do inverno tendo em vista que seu efeito preventivo é observado apenas após cerca de 2 semanas depois de estar dentro do organismo.

a vacina contra gripe pode prevenir a doença em aproximadamente 90%, e demora até 14 dias para fazer o efeito de imunização
a vacina contra gripe pode prevenir a doença em aproximadamente 90%, e demora até 14 dias para fazer o efeito de imunização

As reações adversas como dor local, febre e mal-estar podem ocorrer em alguns pacientes e durar até 2 dias, embora seja menos comum. É importante ressaltar que a vacina não é capaz de de provocar a gripe como efeito adverso, já que o vírus usado é inativado em laboratório.

Como prevenir a gripe?

Além da vacina você também pode adotar algumas medidas que ajudam na prevenção da doença como:

  • consuma alimentos ricos em vitamina C;
  • fique exposto ao sol por pelo menos 10 minutos sem protetor solar antes das 10h da manhã ou depois das 4h da tarde;
  • faça a higiene das mãos frequentemente;
  • cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • evite contato com as mucosas de nariz, olhos e boca sempre que estiver em local público;
  • não compartilhe objetos de uso pessoal como pratos, talheres, copos e garrafas com desconhecidos;
  • evite ambientes fechados e aglomerações principalmente em dias secos;
  • abra as janelas de casa diariamente para manter o ar circulando;
  • beba pelo menos 2l de água diariamente.

Agora que você viu qual o agente causador da gripe, tome os cuidados para evitar a doença principalmente se você faz parte do grupo de risco. Além disso, invista em uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes que aumentam a imunidade e não deixe de tomar a vacina em todas as campanhas.

Remédios para Gripes e Resfriados

Gripou ou resfriou? Espirros, dores no corpo, dor de cabeça e corisa? Então confira nossas ofertas com entrega rápida e segura e os melhores preços em medicamentos para gripe e resfriado somente na Farmadelivery!

- Advertisment -

Most Popular

O que é colesterol? Conheça os tipos e quais sintomas cada um deles pode causar

O colesterol é conhecido especialmente por causar um acúmulo de gordura nas artérias e contribuir para que os pacientes sofram problemas sérios...

BCAA Black Skull: Para que serve, como tomar e onde achar

Muitas pessoas que buscam pelo BCAA Black Skull para, principalmente, alcançar o ganho de massa muscular. O problema, entretanto, é a grande...

Creatina Black Skull: Para que serve, como usar e qual o preço

A creatina Black Skull vem sendo muito procurada nos últimos tempos, bem como diversos outros suplementos. O motivo para isso é a...

Whey Black Skull: O que é, como funciona e onde comprar

Na hora de buscar por suplementos alimentares, o Whey Black Skull é o primeiro que vem à cabeça. Como arca respeitada que...