|

14 Dicas para melhorar da gripe de forma rápida.

A gripe é uma doença recorrente principalmente no outono e inverno, e pode causar sintomas como dor de garganta, coriza, dores no corpo, dor de cabeça e febre. Isso acontece porque o vírus da gripe tende a sobreviver mais tempo em temperaturas mais baixas, que são normais nessas épocas do ano. Porém, existem alguns cuidados que você pode tomar para melhorar da gripe.

Além de tomar os medicamentos indicados pelo seu médico, que são receitados para tratar os sintomas e a infecção, investir em alimentos saudáveis que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico também pode ser uma ótima forma de melhorar a gripe ou resfriado.

Veja abaixo alguns cuidados que você pode tomar para melhorar a doença e se recuperar mais rapidamente!

+ Para saber mais sobre a Gripe, leia também: Quais são os estágios da gripe?

O que fazer para melhorar da gripe?

1. Consuma alimentos ricos em vitamina C

As frutas cítricas como laranja, morango, kiwi, limão e acerola, além de serem ricos em vitamina C, um nutriente que auxilia a combater os sintomas da gripe e fortalecer o sistema imune, também contribuem no combate aos radicais livres.

A vitamina C é um dos nutrientes essenciais para melhorar da gripe e reforçar a imunidade.
A vitamina C é um dos nutrientes essenciais para melhorar da gripe e reforçar a imunidade.

2. Beba mais líquidos

Beba pelo menos 2l de água por dia, principalmente se a gripe causar febre, já que nessas condições nosso corpo tende a desidratar.

Você também pode beber sucos naturais, chás, sopas e vitaminas para consumir mais nutrientes caso não consiga se alimentar de forma correta.



3. Tome mais banhos de Sol para melhorar da gripe

Embora a tendência seja que os sintomas da gripe façam com que você queira ficar deitado no sofá o dia todo, sair e tomar um pouco de sol é uma alternativa eficiente para diminuir os sintomas e desconfortos da doença.

Afinal, o Sol é uma fonte rica em vitamina D, responsável por fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater infecções por vírus e bactérias.

o sol é a fonte natural mais rica em vitamina D e podemos obter as quantidades diárias necessárias em apenas 10 minutos de exposição solar
O sol é a fonte natural mais rica em vitamina D e podemos obter as quantidades diárias necessárias em apenas 10 minutos de exposição solar.

No entanto, lembre-se de que é importante que você se exponha ao sol sem protetores solares para que a absorção não seja inibida, e que prefira os horários antes das 10h da manhã e 16h da tarde, que tendem a ser mais suaves.

4. Descanse e faça repouso

Apesar do tópico anterior indicar ficar alguns minutos no sol, o repouso também e necessário para que o corpo possa usar a energia disponível para combater a enfermidade.

Ou seja, fazer grandes esforços ou praticar atividades físicas quando estamos doentes acaba diminuindo as defesas do corpo.

Em conjunto, ainda aumenta o risco de exposição a outros agentes infecciosos e contribui para que os sintomas possam se agravar. Portanto, descanse e evite excesso de esforço e atividades físicas!

+ Saiba sobre os Riscos de Gripe na Gravidez em: Gripe na gravidez – Quais os riscos e como evitar?

5. Use corretamente os medicamentos receitados pelo médico

É comum que algumas pessoas deixem de ingerir os medicamentos para gripes e resfriados após alguns dias por se sentir melhor. Contudo, isso pode fazer com que os sintomas piorem e a doença volte ainda mais forte.

O uso correto de medicamentos conforme o tratamento indicado pelo médico promove a melhora da gripe.
O uso correto de medicamentos conforme o tratamento indicado pelo médico promove a melhora da gripe.

Sendo assim, é fundamental que o tratamento recomendado pelo médico ou por outro profissional da saúdo seja feito até o final.

Um dos medicamentos recomendados, é o Oscillococcinum um produto homeopático indicado no tratamento e prevenção de estados gripais em adultos e crianças.
Clique aqui e saiba mais

6. Faça gargarejo com água e sal

A salmoura ajuda a diminuir o desconforto e a inflamação na garganta, que é bastante recorrente em pacientes com gripe.

A mistura de água com sal ainda é eficaz na remoção das secreções da região e, assim, diminuindo a expectoração.



7. Aumente a umidade dos ambientes

Deixe os ambientes mais úmidos ajuda a diminuir o ressecamento nasal e a tosse. Neste caso, você pode usar um umidificador, deixar um balde com água ou uma toalha úmida no cômodo desejado.

Isso além de melhorar a qualidade do ar no ambiente, também te ajuda a melhorar da gripe.

8. Faça inalações para melhorar da gripe

Usar inalador com o vapor de soro fisiológico, ajuda a hidratar e descongestionar o sistema respiratório, além de ajudar a eliminar as secreções nasais.

Após inalação, evite se expor ao vento frio, pois isso pode piorar os sintomas da gripe pelo choque térmico.

Ainda, caso o médico tenha receitado, use medicamentos em conjunto com o vapor para auxiliar durante esse procedimento.

9. Use bolsas de água quente

As bolsas térmicas ajudam a diminuir a dor muscular já que o calor promove o relaxamento os músculos, causando uma vasodilatação.

10. Mantenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável rica em proteínas e nutrientes é fundamental para que o sistema imunológico consiga se fortalecer e funcionar em equilíbrio. Afinal, em quadros de gripe é normal que a imunidade fique debilitada e não consiga combater o vírus com tanta eficiência.

Manter uma alimentação balanceada é fundamental para uma recuperação mais rápida da gripe
Manter uma alimentação balanceada é fundamental para uma recuperação mais rápida da gripe.

Além dos alimentos ricos em vitamina C, também é importante investir em alimentos ricos em ferro, zinco, vitamina E e vitamina D, nutrientes que fortalecem a nossa imunidade.

11. Evite alimentos industrializados

Os alimentos com grandes quantidades de gorduras trans, açúcar e sódio tendem a fragilizar a nossa imunidade, o que atrapalha no combate a doenças como a gripe.

Dessa forma, é importante que você evite alimentos industrializados durante a doença e invista em opções frescas ou naturais.



12. Inclua alho na sua alimentação

Alguns estudos mostram que o alho diminui as infecções e alivia os sintomas da gripe graças aos seus nutrientes e minerais.

O alho é rico em alicina, uma substância que atua no combate ao vírus.
O alho é rico em alicina, uma substância que atua no combate ao vírus.

Por ser rico em alicina, o alho também é eficaz no combate ao vírus, o que ajuda a melhorar a gripe e outras doenças.

13. Tome chocolate quente

O chocolate quente é uma bebida que auxilia na produção de serotonina e dopamina, hormônios do bem-estar, além de ser uma bebida quente que ajuda a aliviar a coriza e dores de cabeça.

Em conjunto, o cacau ainda é um excelente antioxidante natural, que ajuda no combate à gripe. O leite da bebida ainda ajuda no relaxamento do corpo e induz o sono, auxiliando com que você durma melhor.

14. Mantenha os pés aquecidos para melhorar da gripe

Mergulhar os pés em água morna ajuda a descongestionar o nariz e diminuir a dor de cabeça. Uma dica é fazer essa técnica antes de dormir para evitar pisar com os pés descalços no chão. Além disso, use meias para mantê-los aquecidos.

+ Saiba mais sobre Gripe e Covid-19, leia também: Diferença entre Gripe e Covid-19 e quando ir ao médico?

Assim, é possível ver como melhorar da gripe pode ser fácil e simples, certo? Siga as recomendações do seu médico e não deixe de tomar os medicamentos receitados. Além disso, use nossas dicas para melhorar os sintomas e se recuperar de forma mais rápida da doença.

Ainda, aproveite e confira as ofertas de Medicamentos, Vitaminas e produtos de Higiene e Beleza na Farmadelivery, todos com descontos imperdíveis.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares