a vitamina E ajuda no fortalecimento do sistema imune e protege o organismo de vírus e bactérias causadores de gripes e resfriados
|

Quais são os estágios da gripe?

A gripe é uma doença infecciosa de fácil transmissão causada pelo vírus influenza com picos entre abril e outubro. No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em qual estágio da doença é possível transmitir o vírus para outras pessoas e como o contágio é feito. Sabendo disso, é essencial que você conheça todos os estágios da gripe e entenda os sintomas de cada um deles.

Ao saber identificar quais são os estágios da doença fica mais fácil acompanhar a evolução e identificar sintomas mais graves, que muitas vezes indicam que a infecção está progredindo para um quadro mais sério.

Para lhe auxiliar e compreender como a gripe se comporta dentro do nosso corpo, separamos em tópicos explicativos de cada uma das fases da doença. Veja logo a seguir!

Quais são os estágios da gripe?

Contágio

Quando uma pessoa está infectada pelo vírus influenza, as gotículas expelidas por meio de tosse, fala e espirros são acompanhadas por ele e podem ficar no ar e superfície durante algumas horas. O contágio acontece quando uma pessoa inala essas gotículas ou entra em contato com as superfícies infectadas, levando depois as mãos na boca, olhos e nariz sem higienizá-las. 

 contágio da gripe pode acontecer após um aperto de mão com uma pessoa infectada pelo vírus influenza que espirrou nas mãos e não fez a higiene adequada
contágio da gripe pode acontecer após um aperto de mão com uma pessoa infectada pelo vírus influenza que espirrou nas mãos e não fez a higiene adequada

O contágio também pode acontecer pelo compartilhamento de objetos pessoais, apertos de mãos, beijos e até abraços.

Primeiros sintomas

Normalmente a gripe se inicia com febre alta de aproximadamente 38º, dor no corpo, mal estar e dores na cabeça, iniciando o segundo dos estágios da gripe. Algumas pessoas também podem apresentar tosse, que tem início como tosse seca e depois progride para uma tosse expectorante. Outros pacientes notam como sintoma inicial dor na garganta leve que aumenta gradativamente até o 4 ou 5 dia.

Leia também Quanto tempo dura uma gripe com tosse?

Evolução da doença

Depois de 3 dias de febre a temperatura se normaliza e o quadro de coriza se prorroga por mais 3 ou 4 dias. A partir disso o paciente demonstra melhoras e os sintomas começam a ficar mais leves e menos incômodos.

Em alguns casos, porém, o quadro pode se estender para mais de 7 dias, e é essencial buscar ajuda médica para evitar que a doença progrida para uma pneumonia viral, causada também pelo vírus influenza, ou bacteriana, que acontece quando bactérias se aproveitam da imunidade baixa durante a gripe e infectam os pulmões.

Leia também O que melhora a imunidade?

Procurando ajuda médica

A procura de um especialista também é considerado um dos estágios da gripe após o surgimento de primeiros sintomas de complicações. Você deve procurar ajuda médica ao notar sinais de piora do quadro, como febre alta persistente e dores na garganta que não melhoram após 4 dias. Isso porque, caso o seu sistema imunológico esteja debilitado, a tendência é que seu organismo não consiga combater a doença de forma eficaz, o que pode acabar causando complicações.

Tratamento

Como não existe um medicamento que combata o vírus influenza, o tratamento é voltado para amenizar os sintomas e a infecção na garganta. O médico poderá passar medicamentos para alívio de dores e febre e antibióticos em casos de complicações do quadro, e é importante que você tome os remédios de acordo com as recomendações do especialista.

Em alguns casos, pacientes que notam uma melhora do quadro deixam de tomar os fármacos antes do tempo e apresentam uma regressão da doença, que pode voltar de uma forma mais forte, o que desestabiliza o sistema imunológico.

fazer repouso é importante para acelerar o processo de recuperação da gripe
fazer repouso é importante para acelerar o processo de recuperação da gripe

Além dos medicamentos, também é importante que você faça repouso para que as energias do seu organismo sejam usada apenas para combater a doença, e fique pelo menos 10 minutos no sol. Isso porque a luz solar é rica em vitamina D, vitamina essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.

Não se esqueça de consumir alimentos saudáveis e beber pelo menos 2l de água por dia para garantir que você esteja sempre hidratado, principalmente se apresentar quadros de febre.

Vacinação e prevenção

A melhor forma de prevenir a gripe é tomando a vacina, que é oferecida gratuitamente para o grupo de risco que possui o sistema imunológico debilitado. No entanto, vale lembrar que apesar dela prevenir até 90% dos casos de gripe, ela não é eficiente para imunizar contra resfriados, que ainda podem ocorrer mesmo após tomar a vacina. 

O tempo de eficácia da vacina no organismo gira em torno de 1 ano, sendo importante tomar uma nova dose sempre nas épocas de campanha.

A vacina é disponibilizada gratuitamente para:

  • crianças de seis meses até seis anos;
  • gestantes;
  • mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias;
  • professores;
  • idosos acima de 60 anos;
  • indígenas;
  • profissionais da saúde;
  • pacientes com condições clínicas especiais e doenças crônicas;
  • força de salvamento e segurança.

Você ainda pode inserir alguns hábitos saudáveis em sua rotina para garantir que o seu sistema imunológico esteja sempre fortalecido, o que pode ajudar a evitar e até mesmo amenizar os sintomas da doença.

invista em atividades relaxantes como a leitura para evitar o estresse e a ansiedade, duas condições que contribuem para uma fragilização da imunidade
invista em atividades relaxantes como a leitura para evitar o estresse e a ansiedade, duas condições que contribuem para uma fragilização da imunidade

Cuidar da saúde mental também é importante, tendo em vista que o estresse e a ansiedade são fatores que podem acabar deixando a imunidade mais baixa. Com isso, o organismo fica mais vulnerável, e as chances de contaminação pelo vírus influenza é maior.

Viu como identificar os estágio da gripe é fácil? Não se esqueça de procurar ajuda médica ao notar que o quadro não apresenta melhoras ou os sintomas ficarem piores depois de 4 dias. Em conjunto, adote hábitos saudáveis para contribuir para uma melhora mais rápida dos sintomas como por exemplo investir em alimentos ricos nas vitaminas que aumentam a imunidade.

Confira as ofertas de medicamentos para gripes e resfriados na Farmadelivery!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares