quanto tempo leva para se curar de uma gripe
| |

Quanto tempo leva para se curar de uma gripe?

De início súbito em até 48 horas após o contato com o vírus influenza, a gripe possui sintomas clássicos como cansaço, febre acima de 38º, tosse, mal estar, dores musculares e dores de cabeça. Embora alguns sintomas tendem a demorar mais do que outros para sumirem por completo como a tosse, por exemplo, mesmo com o uso de medicamentos a doença não costuma ter uma duração curta como o resfriado. Você sabe quanto tempo leva para se curar de uma gripe?

De acordo com a medicina, o tempo de duração da gripe está ligado diretamente à gravidade da doença, ao tipo de vírus influenza que afetou o paciente e o estado do sistema imunológico. Isso explica porque algumas pessoas se curam mais rápido do que outras ao estarem gripadas.

Para que você entenda melhor o tempo de duração da doença e como se curar mais rápido, separamos tópicos que abordam mais sobre esse assunto. Acompanhe!

Quanto tempo leva para se curar de uma gripe?

A gripe dura em média de 5 a 7 dias, podendo chegar até 2 semanas em pacientes que fazem parte do grupo de risco como idosos e portadores de doenças crônicas. Entretanto, esse tempo também baseia-se no estado em que a imunidade do paciente se encontra, já que quanto mais fragilizada ela estiver, menos o organismo conseguirá combater ao vírus.

a gripe possui uma duração média de 5 a 7 dias
a gripe possui uma duração média de 5 a 7 dias

Isso quer dizer que, além de prolongar os sintomas, a imunidade baixa ainda pode contribuir para possíveis complicações como pneumonias virais e bacterianas.

Leia também O que melhora a imunidade?

Quando os primeiros sintomas começam a surgir?

Os primeiros sintomas se manifestam de forma súbita por volta do segundo dia após o contágio, sendo geralmente o principal deles a febre alta, que dura aproximadamente 3 dias. É durante esse estágio que os sintomas que deixam o corpo debilitado como dores musculares e mal-estar estão mais acentuados, fazendo com que o paciente fique incapaz de fazer as atividades do dia a dia.

Leia também Quais são os estágios da gripe?

Complicações da doença

Embora a tendência seja que apenas pacientes de riscos ou com baixa imunidade apresentem complicações da doença, que pode evoluir para quadros como as pneumonias virais e deficiência respiratória, existe uma porcentagem de pacientes saudáveis que também apresentam quadros de complicações.

Sabendo disso, é importante seguir o tratamento de maneira adequada e inserir alimentos ricos em nutrientes e minerais na dieta, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico.

Como é feito o tratamento da gripe?

O mais comum é que os médicos prescrevam medicamentos que aliviam os sintomas mais fortes como a febre e dor muscular por aproximadamente 5 dias. Em casos de complicações e infecções na garganta, ainda poderá ser administrado antibióticos, que têm como função evitar complicações em decorrência de bactérias que se aproveitam da fragilidade do sistema imunológico.

Vacina

A vacina contra a gripe é considerada a forma de prevenção mais eficiente, e apesar de não imunizar o paciente 100%, ela contribui para que os sintomas sejam mais brandos em casos de contaminação pelo vírus influenza. 

Vale lembrar que ela protege o paciente por apenas 1 ano, e é importante vacinar-se anualmente, principalmente se você fizer for idoso ou gestante.

Como se curar da gripe mais rapidamente?

Ingira alimentos ricos em vitamina C

Alimentos como rúcula, tomate, laranja, acerola e limão são ricos em vitamina C, um antioxidante natural que ajuda na prevenção e combate à gripe. Em conjunto, o nutriente ainda auxilia para o fortalecimento do sistema imunológico, fazendo com que o organismo combate o vírus da gripe com mais agilidade, abreviando os sintomas da doença.

a rúcula e o tomate são alimentos ricos em vitamina C, que ajudam na recuperação e prevenção de quadros de gripes
a rúcula e o tomate são alimentos ricos em vitamina C, que ajudam na recuperação e prevenção de quadros de gripes

Mantenha o ambiente úmido e arejado

Ambientes secos tendem a irritar a mucosa do nariz fazendo com que ela não consiga barrar vírus e bactérias de forma eficiente, enquanto ambientes fechados acumulam vírus e bactérias por mais tempo, já que não há circulação e renovação do ar.

Para que você se recupere da gripe mais rapidamente é fundamental deixar as janelas abertas durante o dia todo para que ar fresco e limpo entre no ambiente, e ligar umidificadores principalmente em dias mais secos, frequentem em estações como outono e inverno.

Tome mais sol

O sol é rico em vitamina D, outro nutriente que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Ficar no sol por pelo menos 10 minutos sem protetor solar faz com que você consiga absorver toda a quantidade necessária de vitamina D que o seu corpo precisa no dia. Como resultado, seu sistema imune fica mais forte para combater vírus e bactérias que entrem em contato com o seu organismo.

Faça repouso

Esforçar-se ou praticar atividades físicas durante uma gripe contribui para que você se recupere de uma forma mais lenta, já que as energias do seu organismo não são usadas apenas para o combate de doença.

Ou seja, fazer repouso durante os primeiros dias da doença é crucial para uma recuperação mais rápida, além de ser uma ótima forma de evitar sintomas como mal-estar, dores de cabeça e dores musculares.

Consuma mais alho nas refeições

O alho é rico em uma substância chamada alicina, capaz de combater vírus e bactérias e ajudar na recuperação de gripes e resfriados. Enquanto algumas pessoas fazem chá de gengibre com alho para potencializar a sua ação, outras preferem ingerir o alimento em temperos de saladas e sopas.

Ingira mais líquido

Sopas, sucos e principalmente água são essenciais para a hidratação durante a gripe, especialmente nos dias de febre em que a tendência é que fiquemos desidratados. Em conjunto, o líquido ainda ajuda no combate ao vírus influenza, agente causador da gripe, já que atua aumentando a imunidade do organismo.

Depois de ver quanto tempo leva para se curar de uma gripe, não deixe de seguir as recomendações médicas, usar as nossas dicas e tomar os medicamentos corretamente para evitar complicações e se curar mais rapidamente da doença. Isso contribuirá para que a doença não se estenda por mais de 1 semana.

Remédios para Gripes e Resfriados

Gripou ou resfriou? Espirros, dores no corpo, dor de cabeça e corisa? Então confira nossas ofertas com entrega rápida e segura e os melhores preços em medicamentos para gripe e resfriado somente na Farmadelivery!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares