Saiba quais são os principais cuidados com a pele no verão.
| |

Pele e Verão: 5 Dicas de hidratação e cuidados.

É muito comum que, nos dias quentes aumente as atividades realizadas ao ar livre, por isso é sempre bom estar atento aos cuidados com a pele nos dias de verão.

Ou seja, não podemos deixar de lado o uso de protetores, hidratantes e outros cuidados fundamentais. Veja nesta matéria algumas dicas importantes para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.

Acesse e leia também: 10 Alimentos para aproveitar o verão de maneira saudável.

O que pode acontecer com a pele no verão?

A pele altera ao longo de todo o ano, mais precisamente, conforme as estações. No verão, por ser uma estação muito quente, algumas mudanças são bem específicas.

Veja a seguir, algumas das principais características da pele durante os dias quentes:

  • Apresenta maior oleosidade;
  • Propensa a acne solar;
  • Surge manchas, sardas e algumas rugas;
  • Alguns casos, apresentam ressecamento.

Essas alterações estão atreladas não somente a exposição solar, como também ao uso de produtos indevidos, ar-condicionado, contato da pele com a água salgada do mar e com agentes químicos de piscinas, etc.

Sendo assim, acompanhe algumas dicas para manter os cuidados com a sua pele durante todo o verão.



1. Consuma bastante líquidos

Repor a água que o corpo perde com a transpiração nos dias quentes é fundamental e isso deve ser feito através do consumo de líquidos.

Beba bastante água ou consuma líquidos através dos alimentos, como frutas, legumes e verduras, que são ricas em água em sua composição.

Frutas, como a melancia são ricas em água e mantém o corpo e pele hidratados nos dias quentes do verão
Frutas, como a melancia são ricas em água e mantém o corpo e pele hidratados nos dias quentes do verão

Portanto, acostume-se a andar sempre com uma garrafinha de água. Além disso, opte por beber sucos naturais e água de coco assim. Assim, você evita a desidratação do organismo.

Para saber mais, leia: 4 Bons motivos para beber água e cuidar da sua saúde.

2. Mantenha a pele limpa e hidratada

Os raios solares deixam a pele ressecada e sensibilizada e, por isso, aposte em uma boa hidratação e higiene.

Para manter a saúde da pele durante o verão, atente-se a limpeza e hidratação dela. Dermatologistas recomendam tomar dois banhos ou mais para eliminar o suor, mas evite usar muito sabonete. Isso pode deixar a pele mais ressecada e remove todas as barreiras de proteção da pele.



Sendo assim, opte por sabonetes ou óleos corporais com limpeza suave e, após o banho, aplique hidratantes com textura leve no corpo inteiro. Esse é o momento ideal para dar uma recarga de hidratação na pele pois é a hora em que os poros estão abertos e recebem os ativos dos produtos com mais facilidade.

Leia mais em: Cuidados com a pele – Como manter sua pele saudável?

3. Use roupas e acessórios adequados

Procure utilizar roupas leves e de algodão quando for se expor ao sol. Por ser de origem vegetal, esse tipo de tecido protege a pele da radiação ultravioleta mais do que os tecidos sintéticos.

Utilizar chapéus e bonés, por exemplo, protege a pele do rosto e os olhos dos efeitos dos raios solares.
Utilizar chapéus e bonés, por exemplo, protege a pele do rosto e os olhos dos efeitos dos raios solares.

Atualmente, o mercado conta com muitas opções de produtos com proteção solar. Desde camisetas, roupas de banho e até chapéus e bonés, que devem ser utilizados para proteger a pele do rosto.

Além disso, não se esqueça de incluir óculos de sol em sua lista de acessórios. Esse item ajuda a prevenir problemas oculares, como cataratas e lesões na córnea.

4. Evite exposição excessiva ao sol

Essa é uma das principais regras para os cuidados com a pele. Nesse caso, o maior risco são doenças como o câncer de pele e outros problemas como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, entre outros.

Assim, deve-se evitar o sol em horários de pico. Evite exposição entre 10hs e 16hs, onde a radiação solar é mais agressiva.

No entanto, se estiver exposto em ambientes abertos, opte por ficar na sobra na maior parte do tempo e proteja-se com produtos que possuem filtro solar.



5. Não se esqueça do protetor solar

Por ultimo e não menos importante o uso de protetor solar e uma das dicas de maior importância entre os cuidados com a pele no verão.

O uso de protetor solar é fundamental para proteger a pele dos efeitos do sol de verão.
O uso de protetor solar é fundamental para proteger a pele dos efeitos do sol.

O uso de protetores deve ser feito tanto em momentos de lazer quanto em atividades diárias. Conforme a Sociedade Brasileira de DermatologiaSBD, recomenda-se usar fator de proteção solar acima de 30, que proteja contra os raios UVB e UVA. Ainda, se houver necessidade, reaplique o produto a cada duas horas ou sempre que entrar na água.

Além de prevenir manchas indesejadas, envelhecimento precoce, queimaduras e insolação, usar protetor solar também previne o câncer de pele. Se tiver mais dúvidas sobre o tema, procure um dermatologista.

Outros cuidados com a pele no verão

  • Consuma alimentos ricos em betacaroteno como cenoura, abóbora, mamão, manga e beterraba;
  • Não faça procedimentos dermatológicos antes de se expor ao sol;
  • Evite banhos com água quente.

Veja que as dica que listamos aqui, são fáceis de seguir e não possui nenhum segredo. Mas vale ressaltar que é sempre bom consultar um dermatologista ou outro profissional da saúde antes de iniciar qualquer procedimento.

Sendo assim, cuide da sua pele da melhor maneira possível. Aposte em uma alimentação regrada e leve e use produtos de qualidade. Tudo isso fará total diferença!

E lembre-se, você sempre pode contar com a Farmadelivery. Lá você encontra os melhores itens, todos com descontos imperdíveis. Aproveite!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares