Mulher se alimentando com uma tigela de salada para melhorar a proteção do corpo.
| |

Proteção do corpo: 6 Dicas que podem melhorar a sua imunidade

Saber o que melhora a imunidade é essencial para evitar diversas doenças e infecções, já que é esse sistema o responsável por garantir a proteção do corpo. Portanto, além de manter uma alimentação balanceada, alguns outros hábitos que passam despercebidos possuem grande impacto no nosso sistema imune.

Enquanto frutas e vegetais contribuem para um sistema imune fortalecido, os alimentos industrializados quando consumidos em excesso podem impactar na imunidade e ainda podem deixar a recuperação de doenças mais lenta.

O mesmo acontece com hábitos de ingestão de substâncias tóxicas, como fumar e consumir álcool em excesso. Por isso, abaixo listamos algumas dicas que vão lhe auxiliar a turbinar o seu sistema imunológico. Veja a seguir!

+ Para saber mais sobre Imunidade, leia também: Dicas de saúde: 6 Formas de evitar doenças no inverno.

1. Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas garante a proteção do corpo. Os exercícios são responsáveis por manter o nosso corpo sempre ativo, contribuindo para que o sistema endócrino, nervoso e imunológico estejam em uma comunicação constante.

Isso faz com que as chances de doenças cardiovasculares, problemas digestivos e doenças respiratórias sejam menores.

Homem e mulher correndo em uma estrada como forma de garantir a proteção do corpo.
Os exercícios físicos promove diversos benefícios para o corpo no geral.

Além disso, os exercícios físicos atuam na liberação de ocitocina, um hormônio que proporciona bem-estar e diminuem os quadros de estresse e ansiedade, que acabam agindo para que a imunidade fique mais baixa.



2. Consuma mais vitaminas

Vitamina C

Conhecida especialmente por auxiliar no tratamento dos sintomas de gripe e resfriado, a Vitamina C é essencial para quem deseja fortalecer o sistema imunológico. Um potente antioxidante natural, ainda combate as infecções por vírus e bactérias.

O nutriente é encontrado em abundância em frutas cítricas, como por exemplo, a Laranja, Kiwi, Morango, Tangerina, Limão, Acerola e Kiwi. Além disso, legumes e verduras como Rúcula, Cebola, Alho, Alface, Tomate, Pimentão e Agrião também são opções ricas em Vitamina C.

+ Para saber mais, leia também: Qual a fruta com mais vitamina C?

Vitaminas B2 e B6

A Vitamina B2, conhecida também como riboflavina, é outra opção essencial para garantir a proteção do corpo, que atua como antioxidante natural e no combate os radicais livres.

Além disso, a vitamina também é responsável por participar da produção de energia do corpo e do desenvolvimento e crescimento especialmente em crianças. Você encontra o nutriente no Ovo, Soja, Couve, Leite e derivados, Fígado de boi, Espinafre.

Mesa com alimentos ricos em vitamina B como, por exemplo, batata, peixe, fígado, ovo e banana.

Já a Vitamina B6, conhecida como piridoxina, além de atuar no sistema imunológico, também protege o sistema cardiovascular, combate a compulsão alimentar, protege a pele, ajuda no alívio dos sintomas da TPM e auxilia na saúde dos cabelos e unhas. O nutriente é encontrado na Batata, Atum, Banana, Salmão, Abacate, Peito de frango e Sementes de girassol.

Vitamina A

A Vitamina A é uma excelente forma de fortalecer o se sistema imunológico e o nutriente é facilmente encontrado em alimentos como Leite e Ovos, Couve, Brócolis, Cenoura e Abóbora. Além disso, a vitamina também auxilia na saúde capilar, da pele e das unhas.

Vitamina D

Considerada uma das melhores vitaminas que melhoram a imunidade, a Vitamina D é encontrada em abundância nos raios solares. Como os alimentos que são ricos no nutriente costumam ter concentrações baixas ou não são de consumo diário, dificultam a absorção das quantidades da vitamina apenas pela alimentação.

+ Para saber mais, leia também: Quais os alimentos ricos em vitamina D?

Portanto, para obter a Vitamina D basta ficar exposto ao Sol entre 10-20 minutos sem protetor solar antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde. Esse período é considerado o suficiente para conseguir suprir as necessidades do nosso organismo.

Vitamina E

Além de melhorar a imunidade e garantir a proteção do corpo, a Vitamina E ainda melhora a saúde da pele aumentando a firmeza e prevenindo rugas. Além disso, o nutriente equilibra os níveis de colesterol e contribui para a melhor cicatrização.

Mesa com algumas opções de alimentos ricos em Vitamina E, como abacate, azeite de oliva, nozes e amêndoas.
as nozes são oleaginosas ricas em vitamina E, que aumenta o sistema imune

A vitamina é encontrada em Óleos vegetais como o de Milho, Girassol, Amendoim, Soja, Palma e Oliva, assim como também encontramos nas Nozes, Kiwi, Grãos integrais, Leite de cabra e Peixes.



3. Consuma mais alimentos ricos em minerais e nutrientes

Zinco

O Zinco é um dos minerais mais importantes para fortalecer o sistema imune e garantir a proteção do corpo. Atuando também para prevenção do Alzheimer, o mineral auxilia na saúde dos sistema cardiovascular, previne e trata a depressão, combate a diabetes e melhora a cicatrização.

Sendo assim, você consegue encontrar o zinco presente em alimentos como Camarões, Ostras, Carnes em geral, Fígado, Legumes, Castanhas, Cereais e Tubérculos.

Selênio

Por possuir um poder antioxidante elevado, o Selênio não somente fortalece o sistema imune como também combate os radicais livres, regula o sistema endócrino e auxilia na perda de peso.

Pode ser encontrado na Castanha-do-pará, Farinha de trigo, Nozes, no Ovo e na Carne bovina e de frango.

Ômega 3

O Ômega 3 é o conjunto de 3 ácidos graxos que agem aumentando a imunidade, saúde capilar, cerebral e cardiovascular. O nutriente é encontrado principalmente em peixes de água fria como Salmão, Sardinha e Atum, além de oleaginosas como Amêndoas, Castanhas e Pistache.

Ferro

O Ferro é um mineral essencial para a proteção do corpo humano, levando em conta que é responsável por auxiliar no processo de oxigenação dos órgãos.

Sua deficiência pode desencadear uma anemia, que ocorre quando os níveis do minerais estão baixos no organismo. Essa condição causa fadiga, fraqueza, falta de ar e tonturas. Contudo, o mineral age aumentando o sistema imunológico e auxiliando no combate contra doenças.

Mesa com alguns alimentos ricos em Ferro como fígado, castanhas, feijões, ovos e espinafre.
a carne vermelha é um dos alimentos mais ricos em ferro, mineral essencial para a oxigenação dos órgãos

O ferro é encontrado em Carnes vermelhas, principalmente no Fígado, em verduras como a Couve, Brócolis, Espinafre, Beterraba, Cereais. Além disso, o Feijão, Gema de ovo e Oleaginosas também são ricos no nutriente.

4. Evite o uso indevido de medicamentos

Embora muitas pessoas consumam medicamentos sem prescrição médica e, na maioria das vezes de maneira desnecessária, essa prática pode acabar prejudicando o sistema imunológico por afetar os anticorpos.

Afinal, muitos desses fármacos agem aumentando a resistência de algumas bactérias e vírus, fazendo com que o seu organismo não consiga combatê-los de forma natural.

5. Tenha boas noites de sono

Dormir menos que 6 horas por noite, faz com que o organismo entre em um ciclo desgastante, provocando o acumulo de estresse e tensões.

Por isso, considerando que é durante o sono que nosso corpo libera diversos hormônios que agem para equilibrar a saúde do organismo, em curto prazo, os efeitos das noites mal dormidas podem causar:

  • Distúrbios de humor;
  • Perda de memória;
  • Baixa imunidade;
  • Desatenção.


6. Elimine maus hábitos

O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso é uma prática que faz com que o corpo fique mais fraco e indisposto, diminuindo a capacidade de resposta das células. O mesmo vale para a má alimentação e o consumo excessivo de alimentos industrializados.

Mulher quebrando um cigarro ao meio, pois parar de fumar é uma forma eficaz de garantir a proteção do corpo.
O cigarro é um exemplo de vício que contribui para a fragilização do sistema imunológico

Assim, como resultado, o organismo não consegue combater devidamente aos vírus e bactérias que entram em contato com o organismo pelas mucosas, deixando-o mais suscetível a infecções.

+ Para saber mais sobre Baixa Imunidade, veja também: Baixa imunidade: 12 sintomas para ficar atento com a saúde!

Sendo assim, agora que você já sabe o que melhora a imunidade mude alguns hábitos de sua rotina e inicie uma vida mais saudável.

Além disso, procure o seu médico para verificar a necessidade de suplementar as vitaminas e minerais, que muitas vezes não são consumidos nas quantidades adequadas apenas por meio da alimentação.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!

Posts Similares